Direto da Reitoria

UFRJ celebra 15 anos do curso de Medicina de Macaé

Descentralização acadêmica é uma das principais conquistas da Universidade nas últimas décadas

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comemora nesta quarta-feira (11/9) os 15 anos do curso de Medicina em Macaé, no Norte Fluminense. A solenidade está marcada para as 14h, com a presença do reitor da Universidade, Roberto Medronho, e será aberta ao público.

Na parte da manhã, às 10h, ocorre também a posse dos diretores dos seis institutos que fazem parte do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé. Ambos os eventos ocorrem no Auditório do Bloco B, no Polo Universitário.

Medronho destaca os desafios enfrentados na consolidação do ensino superior na cidade. “Criar um curso de Medicina é uma atividade extremamente complexa, ainda mais quando não localizado em uma capital. Entretanto, a UFRJ, com muita competência e muito trabalho, conseguiu criar o curso de Medicina de Macaé. Foram superadas diversas dificuldades e, hoje, com muito orgulho, ao completar 15 anos, eu posso dizer que este é um curso de excelência, que forma profissionais de alto nível para todo o país. Os egressos do curso de Medicina de Macaé hoje estão se destacando nos setores público e privado, e ajudando a construir o Sistema Público de Saúde (SUS).”

A descentralização das atividades de ensino, pesquisa e extensão é uma das principais conquistas das universidades federais brasileiras nas últimas décadas, inclusive da UFRJ. Além dos dois campi (Fundão e Praia Vermelha) e de diversas unidades espalhadas no Centro e Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, a Universidade conta desde 2008, com o Campus UFRJ – Macaé, no norte do estado, e com o Campus UFRJ Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade, na Baixada Fluminense.

UFRJ em Macaé

O Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé possui nove cursos de graduação e dois de pós-graduação stricto sensu. A comunidade universitária é composta por aproximadamente 2.200 alunos, 330 professores e 120 servidores técnico-administrativos.

Fazem parte do Centro o Instituto Multidisciplinar de Química (IMQ), Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Instituto de Alimentação e Nutrição (IAN), Instituto de Enfermagem (Ienf), Instituto de Ciências Médicas (ICM) e o Instituto Politécnico (Ipoli).

Sua criação é fruto da consolidação da presença da UFRJ, que desde os anos 1980 mantém o Laboratório de Limnologia do Instituto de Biologia em Macaé. Em 2006, foi aberto o primeiro curso de graduação fora da capital, o de Ciências Biológicas, e, em 2008, o Campus UFRJ – Macaé. A partir de 2021, um novo centro acadêmico foi criado para agregar os institutos sediados na cidade, o Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé.

Serviço

10h – Posse dos diretores dos institutos do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé.

A posse será transmitida pelo canal do YouTube da UFRJ.

14h – Celebração dos 15 anos do Curso de Medicina da UFRJ em Macaé.

Local: Auditório do Bloco B, no Polo Universitário.

Av. Aluízio da Silva Gomes, 50.

*Assessoria de Imprensa da UFRJ, com informações do Setor de Comunicação do Centro Multidisciplinar UFRJ – Macaé.