Direto da Reitoria

UFRJ terá café da manhã nos RUs em 2025

Anúncio foi feito em reunião entre Reitoria e representantes do movimento estudantil

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronho, confirmou nesta terça-feira, 24, em reunião com representantes do movimento estudantil, o café da manhã como nova refeição nos restaurantes universitários (RUs) da instituição em 2025. A ação foi um compromisso assumido pela gestão no processo eleitoral, e a viabilidade vinha sendo avaliada pela Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7).

“Estudantes vêm de muito longe para aulas que começam muito cedo nos nossos campi. É inadmissível que alunos assistam aula em jejum. Esta é uma conquista da nossa Universidade”, pontuou o reitor. Medronho ainda reiterou o compromisso com a construção do restaurante universitário de Macaé, uma contrapartida do contrato do prédio Ventura.

O valor da refeição está previsto em R$ 2,00, e incluirá café com leite, pão com acompanhamento e fruta. O café será servido em copo de papel, material mais caro, mas com sustentabilidade ambiental, e haverá opções veganas e vegetarianas.

O pró-reitor de Políticas Estudantis, Eduardo Mach Queiroz, explicou que não houve liberação da Procuradoria Jurídica da UFRJ para um aditivo ao atual contrato dos restaurantes universitários. Por esste motivo, o café da manhã será objeto de uma nova licitação, para implantação a partir do ano que vem.

Participaram da reunião representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) Mário Prata, dos centros acadêmicos do Colégio de Aplicação (CAp), da Escola de Belas Artes (EBA), da Escola de Comunicação (ECO), da Saúde Coletiva, dos cursos de Biblioteconomia, Biologia, Direito, Enfermagem, Engenharia, Geografia, História, Letras, Matemática, Nutrição, Psicologia e Química.