Melhorias no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho

Hospital do Fundão esclarece pontos sobre obras em andamento, subestações e cirurgias

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), passou por melhorias em sua parte estrutural nos últimos meses.

De março a abril, foram readequados 60 leitos de Terapia Intensiva, totalmente equipados, além de 110 leitos de enfermaria, gradativamente entregues ao longo dos 100 primeiros dias da pandemia.

De março a abril, foram readequados 60 leitos de Terapia Intensiva, totalmente equipados | Foto: HUCFF/UFRJ

Dois novos geradores foram instalados para manter a segurança destes quase 200 leitos readequados.  Áreas comuns — corredores, acessos, entrada principal — também foram e estão sendo renovadas.

Obras em andamento

Em agosto, outra etapa de adequação foi iniciada. Esta nova fase prevê a reforma de 66 consultórios médicos e mais a reforma de outros 62, atualmente desativados. Ou seja, o HUCFF está em processo de obras de reformas estruturais em 128 consultórios médicos.

O HUCFF funciona em um prédio construído há mais de 50 anos. Toda a sua estrutura elétrica e hidráulica corresponde à década em que ele foi projetado. Por isso, as questões que envolvem reparos demandam mais atenção. Uma vez que não é possível trocar, de uma só vez, toda a estrutura de engenharia de todo o prédio, as instalações elétrica e hidráulica estão sendo trocadas à medida que estas manutenções corretivas ocorrem, concomitantemente às adequações que estão em andamento atualmente no Hospital.

Subestações

A subestação elétrica do 13º pavimento do HUCFF apresentou problemas de aterramento no dia 23/7. A perda de isolamento na parte elétrica pode acarretar risco de choque. Por segurança, o Centro Cirúrgico passou a ser abastecido por outra subestação.

A Divisão de Engenharia (DEG) do Hospital, a partir de contratação de emergência, providenciou a manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos, já em andamento. Quanto aos ajustes elétricos que, contarão com revisão minuciosa, seguirão com a modernização de todas as subestações do Hospital.

Cirurgias

O HUCFF possui cinco salas de cirurgias que atendem às demandas atuais e as de emergência. A previsão é de que outras três salas estejam prontas até o final desta semana.

A redução de cirurgias foi influenciada pela pandemia. Considerando o cenário no Brasil, o HUCFF está retornando paulatinamente com o agendamento dos procedimentos eletivos. Por isso, há redução no número de procedimentos cirúrgicos, assim como em todas as unidades hospitalares que atendem demandas de COVID-19.

Destacamos que as cirurgias de urgência, oncológicas e cardiovasculares estão sendo agendadas normalmente.