Nota Oficial

Prefeitura Universitária anuncia suspensão de linhas especiais

Retorno progressivo de transportes e a necessidade de compatibilização das despesas da UFRJ foram os motivos

Nesta quarta-feira, 9/9, a Prefeitura Universitária (PU) emitiu nota em que anuncia a suspensão das linhas especiais criadas para atender à comunidade universitária envolvida no combate ao coronavírus na UFRJ.

Segundo a PU, a medida aconteceu diante do retorno progressivo de transportes e também por conta da “necessidade de compatibilização das despesas da UFRJ com o orçamento aprovado na sessão de 12 de dezembro de 2019 do Consuni”.

A medida passa a valer a partir do dia 15/9. Leia a nota na íntegra:

Desde a segunda quinzena de março deste ano, a Prefeitura Universitária tem disponibilizado, excepcionalmente, transporte intermunicipal para os nossos servidores e estudantes envolvidos com atividades essenciais na Universidade. A excepcionalidade se justificou pelas dificuldades e limitações de transporte público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro no início da pandemia. Foram disponibilizadas mais de 16 linhas, realizando transporte intermunicipal de passageiros dos municípios de Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti e transporte municipal no Rio de Janeiro, atendendo aos bairros de Bonsucesso, Centro, Praça XV e São Cristóvão.

A medida tinha como objetivo garantir, principalmente, o funcionamento das nove Unidades Hospitalares da UFRJ diante do cenário da pandemia pela COVID-19, visando mitigar os impactos das restrições de transporte e de mobilidade urbana na cidade do Rio de Janeiro e entre munícipios que foram decretadas, à época, pelo Poder Público.

Diante de um novo contexto que ocasionou o retorno progressivo dos transportes coletivos e devido à necessidade de compatibilização das despesas da UFRJ com o orçamento aprovado na sessão de 12 de dezembro de 2019 do Consuni, fomos obrigados a adotar algumas medidas de ajuste na prestação de serviços. Sendo assim, seguindo as instruções da Reitoria, a Prefeitura Universitária anuncia à comunidade universitária o término desses serviços excepcionais a partir do dia 15/9/2020.

A Prefeitura Universitária lamenta o encerramento do serviço excepcional, mas reconhece que a conjuntura econômica comprime fortemente o orçamento da instituição, que já está deficitário há alguns anos, fato que exige a busca constante de soluções para minorar os riscos de prejuízos ou até mesmo a interrupção de outras atividades essenciais da UFRJ.

Prefeitura Universitária da UFRJ