Adeus a Paulo Bonavides

Doutor honoris causa da UFRJ foi professor emérito da UFC

A Reitoria da UFRJ recebeu com pesar a notícia do falecimento de Paulo Bonavides, ocorrido nesta sexta-feira, 30/10. Doutor honoris causa pela UFRJ, Bonavides foi um jurista renomado e engajado em questões relacionadas aos Direitos Humanos e Fundamentais, sendo uma referência no Direito Constitucional do país. Uma perda para a comunidade acadêmica e o país, considerando o legado que Bonavides deixou.

Em 1948, ele se graduou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da UFRJ. Dez anos depois, tornou-se doutor em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), instituição que teve o privilégio de tê-lo como professor emérito no curso jurídico por décadas.

Natural de Patos (PB), Bonavides é detentor de dezenas de prêmios e títulos, entre eles a Medalha Rui Barbosa, a mais alta distinção honorífica que concede a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ele foi, ainda, professor visitante na Universidade de Coimbra (Portugal), Universidade do Tennessee (Estados Unidos) e Universidade de Colônia (Alemanha).

A Reitoria da UFRJ presta francas condolências à família, aos amigos e à comunidade acadêmica brasileira e internacional que já teve Bonavides por perto. Transmitimos força neste momento de profunda tristeza.

30/10/2020