Direto da Reitoria

Reitora indaga sobre escolha do país para o futuro

Em artigo, Denise Carvalho aponta rumos para sermos uma nação soberana, sem subserviência em ciência e tecnologia

A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assina, na edição 72 da revista Plurale, um artigo no qual celebra o centenário da instituição de ensino e retrata o histórico de formação superior no país. Denise Pires de Carvalho não se limita, no entanto, a revelar o passo a passo da instituição ao longo do tempo e fomenta nos leitores a necessidade de refletir sobre os rumos do país com os sucessivos cortes orçamentários para as áreas de educação, ciência e tecnologia.

O texto destaca o papel da universidade na formação profissional de diversos brasileiros ano a ano, além de toda a importância para o desenvolvimento do Brasil, com os avanços científicos e tecnológicos que ocorrem em centros de pesquisas, laboratórios, bibliotecas, museus e edificações da instituição. Denise Carvalho destaca que 95% do conhecimento brasileiro depende de instituições públicas – como a UFRJ –, que impulsionam descobertas para a exploração de petróleo, o agronegócio ou o enfrentamento de doenças, entre tantas outras.

O artigo é um convite para os leitores refletirem sobre uma nova era econômica, com os avanços da inteligência artificial e da automação nas indústrias. A reitora assinala, ainda, a necessidade de ruptura com o modelo agroexportador de commodities para que o Brasil no futuro seja cada vez mais soberano. Nesse sentido, Denise Carvalho lança o desafio sobre qual caminho os brasileiros desejam seguir: aquele que leva ao desenvolvimento e coloca o país em destaque no cenário mundial ou aquele que nos leva a ser uma nação subserviente e periférica.

Com 13 anos de existência, a revista Plurale é um dos principais veículos do país sobre sustentabilidade e meio ambiente, voltada para empresas e formadores de opinião. Para ler a íntegra do artigo na edição de novembro/dezembro de 2020, basta clicar aqui.