Categorias
Comunicado

Esclarecimento sobre a Jictac

UFRJ emite comunicado sobre a Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural

Em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19, a Reitoria e as respectivas Pró-Reitorias de Graduação (PR-1), Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2) e Extensão (PR-5) decidiram não realizar a Semana de Integração Acadêmica (Siac) de forma presencial em 2020 e se preparar para a edição de 2021, com toda a logística necessária para um evento com cerca de 6 mil trabalhos.

Para não deixar que o ano de 2020 passasse sem nenhuma atividade de congraçamento mais amplo de nossa comunidade, a PR-5 organizou o Festival do Conhecimento, entre 14 e 24/7. Um evento exitoso, mas de caráter não obrigatório. Na época, não se tinha certeza se seria possível realizar a Siac presencialmente, mais próximo ao final do ano.

Ao longo de todo esse processo, as equipes da PR-2 e da PR-5 realizaram várias reuniões para decidir qual seria o melhor caminho a ser seguido.

Com a evolução da pandemia e a manutenção da recomendação do isolamento social, a PR-2 consultou o CNPq, por meio de um ofício, no dia 28/8/2020, sobre a possibilidade de adiar a realização da Jictac 2020 para o ano de 2021. O objetivo seria realizar a Jictac de 2020 junto com a de 2021, em um único evento durante a Siac 2021. A resposta do CNPq chegou no dia 24/9, com a informação de que a Jictac poderia, excepcionalmente, ser realizada até março de 2021.

Após uma reunião entre os integrantes da Comissão Siac da Reitoria, considerando a dificuldade que a PR-5 e as demais Pró-Reitorias teriam para organizar duas semanas de integração acadêmica de grande porte em 2021 (a primeira em março e a segunda possivelmente em outubro), somada ao esforço recente da Pró-Reitoria de Extensão para a realização do Festival do Conhecimento em julho de 2020, antes mesmo do Período Letivo Excepcional (PLE), a Comissão decidiu pelo adiamento da Siac edição 2020. Com base nesse cenário, a PR-1 e a PR-2 iniciaram o processo de construção do que virá a ser a Jictac 2020 – Edição Especial.

A fim de verificar a possibilidade de adequação do sistema Siac às especificidades de um evento on-line, foi realizada uma reunião entre a Comissão Siac da Reitoria e a equipe de desenvolvimento de sistemas da TIC, a qual sinalizou que não é possível atender a demanda com a celeridade necessária. A solução seria, então, contratar uma empresa que permitisse a apresentação, por via remota, de no mínimo dois mil trabalhos, podendo chegar a quatro mil. Os recursos para essa contratação vieram da PR-2, mas, por serem recursos limitados, foi necessário restringir as apresentações apenas aos trabalhos que estão no escopo da Jictac, o que inevitavelmente exclui os trabalhos exclusivamente de extensão.

A decisão de se utilizar a plataforma de uma empresa, contratada para fazer a transmissão on-line da Jictac, foi determinada pela impossibilidade de se desenvolver, ou adaptar, um sistema da própria UFRJ para realizar tal tarefa. A empresa contratada possui experiência comprovada na realização de eventos do mesmo porte da Jictac, pois realizou o evento equivalente da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que é um pouco maior que a UFRJ. Além disso, a PR-2 realizou uma reunião conjunta com a empresa e a TIC de Macaé para assegurar que as informações do banco de dados da empresa pudessem ser transferidas para a UFRJ ao término da Jictac 2020.

Em relação às bolsas de iniciação científica alocadas pelo CNPq, apesar das dificuldades devido à pandemia de COVID-19, neste ano a UFRJ teve um desempenho extraordinário em todas as quatro chamadas do CNPq que disputou, sendo a primeira para apoiar a Iniciação Científica propriamente dita (Pibic), a segunda para apoiar o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), a terceira para a Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM) e, finalmente, a quarta para a Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF).

Em todas as chamadas, conseguimos aumentar o número de bolsas. Em especial, obtivemos notas máximas em todos os quesitos do mais tradicional dos programas: o Pibic. Fomos agraciados com a maior quantidade de quotas de bolsas possível no sistema do CNPq. O número de bolsas do Pibic passou de 758, em 2019, para 999 neste ano (o máximo possível), o que significou um aumento de 32%, um fato inédito nos últimos 12 anos na UFRJ. Além disso, o aumento substancial no número de bolsas reverteu uma tendência de perdas repetidas nos últimos 10 anos.

Tudo isso foi fruto de um trabalho cuidadoso tanto da coordenação do PIBIC quanto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Houve um trabalho árduo para produzir um relatório que foi reconhecido por sua excelência e rendeu muitas bolsas. Estamos tentando implantar na UFRJ uma verdadeira Política de Iniciação Científica, que é a pedra angular do sucesso de muitas de nossas pós-graduações de excelência.

Tivemos diversos problemas neste ano na seleção das solicitações de bolsas de iniciação científica (sistema, não envio de relatórios pelos orientadores, dificuldade de conseguirmos pareceres ad hocs substanciais, análises discrepantes de projetos e CVs), porém ainda há muito por fazer. Houve problemas no julgamento de mais de dois mil projetos para solicitação das bolsas de IC e milhares de relatórios, mas a PR-2 e a coordenação do PIBIC dedicaram-se com afinco para resolvê-los da melhor forma possível neste momento peculiar que estamos vivendo.

Esperamos que a Siac de 2021 ocorra sem problemas e seja um grande evento de integração de toda a UFRJ, do qual a PR-2 sempre participou e participará.

Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2020.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2)