Nota de Pesar

Adeus a Domingos Cantaleijo Benevides

Seu Domingos foi pioneiro da Feira Agroecológica da UFRJ e do Projeto Casa – Comunidade Acadêmica que dá Suporte à Agricultura

Foi com pesar que a Reitoria da UFRJ recebeu a notícia do falecimento, ocorrido no último sábado, 9/1, de Domingos Cantaleijo Benevides, mais conhecido como Seu Domingos.

Agricultor de Guapimirim, na Baixada Fluminense, Seu Domingos tinha espaço na Feira Agroecológica da UFRJ desde sua fundação, em 2010. A Feira, fruto de parceria entre o Restaurante Universitário e o Instituto de Nutrição Josué de Castro, reúne agricultores e cooperativas do estado do Rio de Janeiro que comercializam produtos agroecológicos cultivados pelo sistema de agricultura familiar, além de compartilharem suas vivências no campo.

Seu Domingos foi pioneiro no Projeto Casa (Comunidade Acadêmica que dá Suporte à Agricultura), ligado à extensão universitária. Ele recebeu centenas de estudantes da UFRJ em seu sítio, o Sítio do Café, para mutirões, dias de campo e oficinas. Foi parceiro crucial da Rede de Agroecologia da UFRJ, que se baseia nos pilares da extensão universitária.

“Enquanto amigos, amamos abraçar, conversar, plantar e colher com Seu Domingos. Farão muita falta as tardes com ele na Feira, os fins de semana no Sítio do Café e suas belíssimas falas de encerramento nas Vivências, sempre acompanhadas de lágrimas de emoção”, disse o Projeto Casa, no Instagram.

A Reitoria lamenta a morte de Seu Domingos e presta sinceras condolências à família, aos amigos, aos integrantes da Rede de Agroecologia da UFRJ e às pessoas da comunidade acadêmica que tiveram o privilégio de conviver com ele. Desejamos força neste momento de tristeza, já nas primeiras semanas de 2021.

11/1/2021