Categorias
Nota de Pesar

Adeus a Manolo Garcia Florentino

Professor aposentado da UFRJ era grande especialista em história da escravidão nas Américas e no Brasil, autor de diversos artigos e livros na área

A Reitoria da UFRJ lamenta o falecimento do professor aposentado Manolo Garcia Florentino, do Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ocorrido na noite de quinta-feira, 11/3. Florentino era reconhecido como um dos mais atuantes pesquisadores em história da escravidão nas Américas e no Brasil, tendo sido autor de diversos artigos e livros na área.

Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Estudos Africanos pelo El Colégio de México, e doutor em História também pela UFF, Florentino era professor concursado desde 1988 do IH/UFRJ, vinculado à área de História da América. Concentrou suas pesquisas em temas ligados à escravidão nas Américas, África e Brasil. Foi, ainda, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, de 2013 a 2015. Entre os diversos prêmios que recebeu durante sua carreira exitosa, foi homenageado com a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Lamentamos profundamente a perda irreparável deste brilhante pesquisador na cena científica nacional e do capital de pesquisas que deixa a todos nós. Transmitimos sinceras condolências à família.

O sepultamento será às 16h30 desta sexta-feira, 12/3, no Cemitério do Caju (rua Monsenhor Manuel Gomes, 287).

12/3/2021
Reitoria da UFRJ