Adeus a Fernando Steele da Cruz

Docente foi diretor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes

A Reitoria da UFRJ recebeu com tristeza a notícia do falecimento do professor Fernando Steele da Cruz, ex-diretor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG/UFRJ). Ele lutou contra o câncer e, há mais de um mês, estava internado sem possibilidades terapêuticas.

O docente se graduou em Farmácia e Bioquímica e fez o doutorado em Ciências/Microbiologia, ambas as formações pela UFRJ. Além disso, fez dois pós-doutorados: um pela Universidade de Saint Louis (EUA) e outro pela Universidade da Califórnia em Irvine (EUA). Fernando tinha larga experiência na área de Farmacologia, com destaque em Etnofarmacologia. Suas pesquisas se debruçaram sobre temas como trypanosoma cruzi, metabolismo, free radicals, drug action e b-lapachone. Entre os diversos prêmios recebidos estão a Medalha Oswaldo Cruz e o Prêmio Getúlio Vargas.

Lamentamos profundamente esta perda à ciência brasileira e transmitimos força aos familiares e amigos neste momento de intensa consternação.

29/3/2021