Nota de Pesar

Adeus a Antonio Paes de Carvalho

Professor emérito da UFRJ partiu aos 86 anos

Foi com profunda consternação que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento de Antonio Paes de Carvalho. Professor emérito da Universidade, o docente se formou em Medicina pela UFRJ em 1959.

Doutor em Medicina também pela UFRJ, defendeu a tese “Excitação cardíaca: alguns aspectos eletrofisiológicos”, sob a orientação de Carlos Chagas Filho. Além de ter lecionado na UFRJ, Antonio foi professor na Universidade do Estado de Nova York e também de Harvard-MIT no Health Sciences and Technology Program para ministrar a disciplina de Eletrofisiologia Cardíaca.

Entre 2002 e 2008, foi membro do Conselho Federal de Educação. Membro também do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2006 e 2008 e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1965 e também da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Antonio atuou como professor titular de Biofísica e Fisiologia na UFRJ, entre 1978 e 2003. Na Universidade, foi sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ e ministrou as disciplinas de Biofísica, Fisiologia, Fisiologia da Circulação e Respiração e Fisiologia Vegetal, até sua aposentadoria compulsória.

Fundador e organizador da Fundação Bio Rio (Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro), Antonio foi secretário geral e presidente (1988-2000). Entre os diversos prêmios recebidos, foi agraciado com medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, em grau de Grã-Cruz, pela Presidência da República (2005).

A Faculdade de Medicina (FM) da UFRJ também lamentou a morte do professor. “Reconhecido entre os pares por seu brilhantismo e irretocável liderança, ocupou funções de relevo em várias comissões ministeriais”, diz a nota da FM.

A ciência brasileira perde uma parte de sua história com a partida de Antonio Paes de Carvalho. A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente sua partida e transmite força aos familiares e amigos neste momento de intenso pesar.

17/9/2021