Adeus a Francisco de Paula Araújo

Integrante do Conselho Universitário era chefe da Biblioteca Central do Centro de Tecnologia

Foi com pesar que a Reitoria da UFRJ teve ciência do falecimento de Francisco de Paula Araújo, vítima de câncer, ocorrido neste sábado, 12/3, no Dia do Bibliotecário. Servidor da instituição desde 2009, era membro do Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ. Francisco era chefe da Biblioteca Central do Centro de Tecnologia (CT) e tinha formação multidisciplinar.

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Francisco era mestre em Políticas Públicas e bacharel em Direito, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Também era bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Advogado com atuação na área trabalhista, era editor-chefe da Agência Biblioo Publicações e Comunicação. Seus principais temas de pesquisa e interesse estavam focados em políticas públicas de livro, leitura e bibliotecas; direitos humanos fundamentais e cidadania; mídia, televisão e telejornalismo; violência, favela e pacificação.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente sua partida. Francisco nos deixa o legado de luta e engajamento por uma universidade cada vez mais democrática, com escuta ativa aos anseios dos diferentes setores da comunidade acadêmica. Transmitimos força aos familiares, amigos e à comunidade universitária neste momento de consternação.

12/3/2022