Nota de Pesar

Adeus a Mário Augusto Queiroz Carvalho

Docente ingressou na UFRJ em 2017 e foi vítima das fortes chuvas em Petrópolis

Foi com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro teve ciência do falecimento de Mário Augusto Queiroz Carvalho, ocorrido durante as fortes chuvas que atingiram Petrópolis entre domingo, 20/3, e terça-feira, 22/3. Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (Ifcs) desde 2017, Mário era coordenador de graduação do curso de bacharelado em Filosofia e já era docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM), o mesmo no qual se tornou mestre e doutor pela UFRJ.

Enquanto Mário ajudava um amigo a retirar a mãe idosa de uma das casas em região de risco, o imóvel desabou durante as chuvas.

O professor teve toda a formação pela UFRJ. Entre 2005 e 2017, graduou-se, desenvolveu sua dissertação de mestrado e a tese de doutorado, sobre a ideia de definição no contexto da teoria da ciência de Tomás de Aquino. Teve passagem pela Universidade de Tours, na França, onde fez seu período sanduíche. No Ifcs, lecionou diversas disciplinas, entre elas História da Filosofia Medieval, Metafísica e Lógica Clássica.

A Reitoria da UFRJ lamenta profundamente sua partida aos 35 anos e transmite força aos familiares, amigos e à comunidade acadêmica neste momento de tristeza.

22/3/2022