Direto da Reitoria

Ascensão de casos de covid-19 deixa UFRJ alerta

Atividades presenciais estão mantidas, mas casos suspeitos devem ser confirmados com testes para evitar propagação

O Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) divulgou, nesta segunda-feira (6/6), uma nota para alertar a comunidade acadêmica sobre o aumento do número de casos de covid-19, em decorrência da propagação da variante BA.4 (maio de 2022). O Centro de Triagem Diagnóstica de Covid-19 (CTD), ligado ao Needier, não recomenda a interrupção ou suspensão automática de atividades presenciais, mas orienta que os indivíduos que suspeitem estar com o coronavírus,  que procurem a testagem e que comuniquem imediatamente à coordenação do curso, no caso de estudantes, ou à chefia imediata, se for profissional da universidade.

Para fazer a testagem, os indivíduos sintomáticos poderão procurar o CTD-Covid-19/Needier, entre 8h e 12h, de segunda à sexta.  No caso de contactantes assintomáticos (pessoas que tiveram contato com casos positivos, mas não apresentam sintomas), é necessário contato prévio com a Equipe do CTD (consulta@needier.ufrj.br) para avaliar a necessidade de testagem. O centro de testagem agora fica no Polo de Biotecnologia (antiga sede da BioRio), na Avenida Carlos Chagas Filho, 791. Caso a pessoa prefira, pode procurar Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família da Rede Pública próximos da residência para fazer os exames.

Confirmado o diagnóstico da doença, o estudante ou profissional ficará afastado das atividades por dez dias (o Ministério da Saúde considera satisfatório sete dias) a partir da data do início dos sintomas. Ficará afastado por período igual, mesmo sem apresentação de sintomas, alguém que desconfiou e fez o teste por ter ficado próximo de parente ou de colega de trabalho com a covid-19, tendo o resultado dado positivo.

O resultado da testagem deverá ser sempre informado, estando a pessoa acometida ou não da doença. Os casos de assintomáticos podem ser avaliados. Se a testagem for considerada necessária pela equipe do CTD, a pessoa deverá realizar o teste entre o quinto e o sétimo dia após exposição de risco, utilizando RT-PCR.

Na semana passada, o Grupo de Trabalho para Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ divulgou nota técnica alertando para a necessidade de se manter atualizado o esquema vacinal contra a covid-19, principalmente agora no inverno, quando há o aumento de transmissão de viroses respiratórias. O Ministério da Saúde publicou, no sábado, duas notas técnicas que ampliam a aplicação da quarta dose para pessoas a partir de 50 anos de idade e trabalhadores da saúde de todas as idades.