Adeus a Alberto Asor Rosa

Professor emérito da Universidade de Roma La Sapienza, instituição que tem acordo de parceria com a UFRJ, foi historiador da literatura italiana

A Reitoria da UFRJ informa, com pesar, o falecimento do crítico literário Alberto Asor Rosa, professor emérito da Universidade de Roma La Sapienza, instituição com a qual a UFRJ mantém acordo de parceria. Asor Rosa era protagonista da cultura italiana e professor de gerações de estudantes.

Historiador da literatura italiana, ensaísta e escritor, a Faculdade de Letras e Filosofia da universidade italiana foi sua casa por 52 anos. Ainda que sua última palestra tenha ocorrido em 2003, o docente continuou vinculado à Sapienza e, em 2020, em uma aula magna lotada, apresentou, junto ao filósofo Massimo Cacciari, o volume de Meridiani que a editora havia dedicado para ele.

Asor Rosa combinou sua paixão pela literatura italiana com a política. Foi deputado e dedicou parte de sua obra de ensaísta justamente ao estudo das relações entre ideologia e literatura. Escritores e gente foi seu ensaio mais conhecido na área, publicado na década de 1960 e reeditado diversas vezes. Dirigiu a Letturatura Italiana Einaudi, editora com a qual manteve vasta colaboração.

Neste momento de consternação, a Reitoria da UFRJ transmite força à família de Asor Rocha, bem como à comunidade acadêmica da Universidade de Roma La Sapienza, com quem tiveram a grata oportunidade de terem contato com o ilustre professor.

21/12/2022