Nota de Pesar

Adeus a Helena Parente Cunha

Professora emérita da UFRJ, Helena dedicou sua vida à literatura

É com pesar que a Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro comunica o falecimento de Helena Parente Cunha, no último sábado (11/2). Docente do Departamento de Ciência da Literatura, pesquisadora, ensaísta, crítica literária, poeta, ficcionista, tradutora e professora emérita da UFRJ, Helena dedicou sua vida à literatura.

Desde 1968 na instituição, Helena trabalhou na Faculdade de Letras da UFRJ, onde exerceu cargos como o de diretora de unidade, entre outros, até agosto de 1997, quando se aposentou. Contudo, manteve o vínculo com a instituição, como professora emérita, lecionando na pós-graduação (mestrado e doutorado) do Programa em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da UFRJ, orientando e ministrando cursos de extensão.

Em 1954, em decorrência de uma bolsa de estudos da Capes, Helena especializou-se em Língua, Literatura e Cultura Italiana em Perugia, na Itália. Na década de 60, devido a sua escrita impecável, estreou na literatura com o livro de poemas Corpo do Gozo, premiado no Concurso de Poesia da Secretaria de Educação e Cultura da Guanabara, em 1965.

A Reitoria lamenta a partida de Helena. Ela nos deixa um legado de dedicação e amor à poesia e à vida. Desejamos força aos familiares, aos amigos e à comunidade universitária neste momento de tristeza.

13/2/2023