Festas no campus Praia Vermelha estão proibidas

Descumprimento de decisão está sujeito à processualização para apuração interna e encaminhamento a autoridades competentes

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa que estão vedadas as atividades festivas no campus Praia Vermelha.

A medida foi tomada pela Reitoria a partir de relatório técnico expedido pelo Grupo de Trabalho para Avaliação do Uso de Áreas no Campus da Praia Vermelha para Eventos Comemorativos e/ou Festivos, instituído pela Administração Central da UFRJ, sob o Processo SEI nº 23079.238411/2022-81. No material, o Laboratório de Acústica e Vibrações (Lavi) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) destaca que o impacto ambiental de poluição sonora é “excessivo”.

Assim, o principal objetivo da medida é garantir a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica e da comunidade do entorno, marcada por idosos, pessoas com deficiência e hospitais. Embora pareça uma prática tradicional, a realização de festas estudantis gera impactos negativos: barulho excessivo, sujeira, perturbação da ordem etc. A diversão e o entretenimento são bem-vindos em outros ambientes e quando não ocasionam desrespeito à instituição e aos demais.

Enfatizamos que, ao longo dos meses, a Reitoria buscou diálogo junto ao Diretório Central de Estudantes (DCE Mário Prata), Centros Acadêmicos, além de ligas acadêmicas, solicitando compreensão, apoio e empatia à comunidade do entorno. Na última reunião, realizada em 10/4, no campus Praia Vermelha, entre a Reitoria e diversos representantes estudantis, foi acordado que essas atividades festivas estariam suspensas temporariamente até que se encontrasse uma solução adequada. Infelizmente, o acordo não foi cumprido.

A UFRJ reitera seu compromisso com a educação, o bem-estar e a segurança da sua comunidade universitária, seu principal patrimônio, bem como com a promoção de uma cultura acadêmica responsável e ética com a sociedade. Ao longo de anos, nossa instituição se mantém como a melhor universidade federal do país, reconhecida por seu papel de vanguarda no Brasil. Constrangimentos para-acadêmicos e desrespeito a decisões não refletem nossa identidade institucional e são incompatíveis com a missão institucional da UFRJ.

A Reitoria monitora de perto o tema, confiante de que a comunidade estudantil respeitará esta decisão. Caso contrário, informa que fará imediata apuração interna para sua devida responsabilização, sem prejuízos de acionamento de autoridades competentes.

22/5/2023