Categorias
Direto da Reitoria

UFRJ firma parceria com universidade da República Dominicana para intercâmbio acadêmico

Acordo prevê mobilidade de estudantes e docentes, projetos de pesquisa e atividades conjuntas de ensino e extensão

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) formalizou nesta segunda-feira, 3/11, no Gabinete do Reitor, um convênio estratégico com a Universidade Apec (Unapec), da República Dominicana. O objetivo é ampliar a cooperação científica e tecnológica entre as instituições. O acordo prevê atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão, além do intercâmbio de estudantes e docentes. Também foi assinado um memorando que visa promover a cooperação acadêmica.

Além dos reitores da UFRJ, Roberto Medronho, e da Unapec, Erik Federico Pérez Vega, o cônsul-geral da República Dominicana, Roberto Enrique Rubio Cunillera, também participou do encontro.  

O convênio prevê que, por ano, em cada instituição, até cinco alunos de graduação e pós-graduação poderão participar de mobilidade acadêmica, com duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses. Os participantes terão acesso às bibliotecas, laboratórios e serviços das universidades, sendo obrigatória a contratação de seguro de saúde e acidentes. A taxa de matrícula permanece vinculada à instituição de origem.

Também estão previstas trocas de até dois professores por ano, mediante elaboração de plano de trabalho com cronograma de pesquisa, atividades de ensino e extensão, e participação na formação de estudantes em diferentes níveis. O convênio incentiva, ainda, a realização de eventos científicos, bancas de avaliação, publicação conjunta de artigos e projetos de pesquisa colaborativos.

Com validade inicial de cinco anos, o acordo pode ser renovado e rescindido mediante notificação prévia de seis meses. A parceria reforça a internacionalização da UFRJ e busca fortalecer o intercâmbio acadêmico entre Brasil e República Dominicana.

Memorando estabelece bases para intercâmbio, pesquisa conjunta e cooperação institucional

O acordo firmado entre a UFRJ e a Unapec estabelece diretrizes para ampliar a cooperação acadêmica entre as duas instituições. O memorando prevê ações integradas como visitas técnicas, intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação, mobilidade de docentes para ministrar aulas e participar de projetos, além do compartilhamento de informações científicas e desenvolvimento de estudos conjuntos.

Documentos foram assinados no Gabinete do Reitor | Foto: Divulgação (UFRJ) 

As duas universidades deverão elaborar acordos específicos para cada programa, definindo coordenadores responsáveis, regras para acompanhamento das ações e procedimentos de solução de eventuais conflitos. O memorando também regulamenta a propriedade intelectual relativa a pesquisas, produtos e inovações desenvolvidas em parceria, determinando que os direitos serão compartilhados proporcionalmente à contribuição de cada parte. Para fins de transparência, um extrato do memorando será publicado no Boletim da UFRJ e no Diário Oficial da União.