Coordenadoria de Comunicação

Apresentação

A Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da UFRJ é um órgão de direção e serviço diretamente subordinado ao Gabinete do Reitor, o qual atua como mecanismo comunicacional integrador da Universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral. Sua principal atribuição é propor e executar as diretrizes de uma política global de Comunicação Social para a instituição, além de coordenar os serviços ligados a essa área.

Influenciada pela consciência de que do espaço acadêmico deve-se esperar não somente produção de conhecimento, mas também ações e práticas democratizantes, a CoordCOM, como se acredita que deve ser, utiliza-se dos meios de comunicação de massa para implementar um processo comunicacional comprometido com a construção de uma sociedade mais crítica, plural e democrática. A CoordCOM, assim, pretende responder, de maneira integrada e até mesmo contra-hegemônica, aos desafios contemporâneos da Comunicação Social.

Sem os meios que tornem públicos os acervos da criação humana nos campos da Ciência, da Arte, da Tecnologia e das práticas culturais, o cidadão não tem condições de se inscrever na História. Para esse fim, a UFRJ deve contar com um complexo de serviços que dão visibilidade à produção intelectual e de conhecimento que se gera no ensino, na pesquisa e na extensão.

Além de divulgarem as informações originais, os veículos da CoordCOM criam oportunas mediações na comunidade interna e sugerem o diálogo direto ou indireto com as comunidades externas.

As ações comunicativas visam não apenas a consensos, como também a respostas criativas diante dos grandes dilemas das sociedades contemporâneas. O conjunto dos veículos de comunicação da CoordCOM busca investir no aprofundamento dos temas emergentes e desenvolve grande esforço para descobrir e aproximar o cidadão comum do cientista ou pesquisador, para que ambos possam construir novas éticas. Dessa forma, um dos papéis da Comunicação Social Institucional da UFRJ é buscar interagir com o público por meio de um trabalho que vai além do tradicional.

Manual de estilo de mídias virtuais

Contato: https://servicos.coordcom.ufrj.br

Agnaldo Fernandes - E-mail: agnaldo@reitoria.ufrj.br

Subcoordenação

Karine Guedes - E-mail: karine@reitoria.ufrj.br

Jornalismo e Mídias Sociais

Jornalismo Virtual e Impresso

Ana Carolina Correia - E-mail: carolinacorreia@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-1898

Andreza de Lima Ribeiro

Marcos William Junior - E-mail: marcoswilliam@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-1898

Coryntho Baldez - E-mail: corynthoneto@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-1622

Adânia Aparecida Ribeiro de Souza (bolsista)

Jaqueline Ruiz (bolsista)

Lusiane Sousa (bolsista)

Assessoria de Imprensa (Demandas relativas à Reitoria e Administração Central da UFRJ. Assuntos: Reitoria, Pró-Reitorias, Relações Internacionais, Colegiados Superiores, Relações Institucionais, Escritório Técnico - projetos de engenharia e arquitetura dos campi)

Jean Souza - E-mail: jeansouza@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-9607

Iana Faini (bolsista) - E-mail: assessoria@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-9608

Livia Salles (bolsista) - E-mail: assessoria@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-9608

Victor Terra (bolsista) - E-mail: assessoria@reitoria.ufrj.br - Tel.: (21) 3938-9608

Outras assessorias - Clique Aqui

Mídias Sociais (Facebook e Twiter) Tel.: (21) 3938-9680

Selene Ferreira - E-mail: seleneferreira@reitoria.ufrj.br

Tassia Menezes - E-mail: tassiamenezes@reitoria.ufrj.br

Revisão

Dayse Barreto - E-mail: daysebarreto@reitoria.ufrj.br

Fabiana Botelho - E-mail: fabianabotelho@reitoria.ufrj.br

Gisele Schmidt - E-mail: giseleschmidt@reitoria.ufrj.br

Imagem e Desenvolvimento Web

Fotografia e Gerenciamento de Imagens Tel.: (21) 3938-9684

Alexandre Silva - E-mail: imagem@ufrj.br

Diogo Vasconcellos - E-mail: diogoalmeida@ufrj.br

Nathalia werneck (bolsista de fotografia)

Produção Audiovisual Tel.: (21) 3938-1894

Vinicius G. Lyra Lopes - E-mail: viniciuslopes@reitoria.ufrj.br

Luiz Guilherme Quelhas - E-mail: lgquelhas@reitoria.ufrj.br

Iago Diehl (bolsista)

Jhonattas Quintão (bolsista)

Natalia Sales (bolsista)

Programação Visual Tel.: (21) 3938-1622

Anna Carolina Bayer - E-mail: annabayer@reitoria.ufrj.br

Andrea Rua - E-mail: andrearua@reitoria.ufrj.br

Gabriel Sperandio - E-mail: gabrielsperandio@reitoria.ufrj.br

Webber Zopellari - E-mail: webber@reitoria.ufrj.br

André Barrozo (bolsista)

Cibelle Arcanjo (bolsista)

Laise de Oliveira (bolsista)

Desenvolvimento Web Tel.: (21) 3938-1621

Ricardo Pereira - E-mail: ricardo@reitoria.ufrj.br

Alexandre Silva - E-mail: alexandresilva@reitoria.ufrj.br

Marcela Portal

Jonathan Machado (bolsista)

Relações Institucionais e Publicidade

Carlos Gomes - E-mail: carlosgomes@reitoria.ufrj.br

Rodrigo Bianchini - E-mail: rodrigobianchini@reitoria.ufrj.br

Vitor Simão - E-mail: vitorsimao@reitoria.ufrj.br

Administrativo Tel.: (21) 3938-1621

João Batista C. Souza - E-mail: joaosouza@reitoria.ufrj.br

Sonia Cristina Medeiros Barreto - E-mail: soniabarreto@reitoria.ufrj.br

Maria do Carmo Mendes - E-mail: carmo@reitoria.ufrj.br

Como objetivo culminante, as ações comunicativas visam não apenas consensos como também respostas criativas diante dos grandes dilemas das sociedades contemporâneas.

O conjunto dos veículos de comunicação da CoordCOM busca investir no aprofundamento dos temas emergentes e desenvolve grande esforço para descobrir e aproximar o cidadão comum do cientista ou pesquisador, para que ambos possam construir novas éticas. Dessa forma, um dos papeis da Comunicação Social Institucional da UFRJ é buscar interagir com os públicos com um trabalho que vá além do tradicional.