Essa conta é de todos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro passa por um momento delicado. Os sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica fizeram com que a conta da Universidade praticamente dobrasse. Somente em 2015, o “tarifaço”, como ficou popularmente conhecido, elevou essa conta de R$ 25,5 milhões para R$ 46,2 milhões, mesmo sem aumento no consumo. Por outro lado, não houve suplementação orçamentária para arcar com essa despesa. Muito pelo contrário. Desde 2014, a UFRJ sofre com contingenciamentos e cortes em seu orçamento, que comprometem o pagamento regular de suas despesas, com repercussões muito negativas para o cotidiano da vida universitária.

Foi diante desse cenário que a Reitoria, em parceira com a Prefeitura da UFRJ, decidiu lançar a campanha “Essa conta é de todos”, incentivando servidores e alunos a consumir com consciência e, consequentemente, a reduzir gastos. Além disso, medidas estruturais como modernização de subestações de energia elétrica e uso de energia solar, por exemplo, já estão sendo tomadas.

Você também pode ajudar nessa campanha. Veja abaixo algumas medidas simples e econômicas:

• DESLIGUE os aparelhos de AR-CONDICIONADO ao sair do ambiente;
  • APAGUE sempre as LÂMPADAS dos ambientes desocupados;
  • DESLIGUE da tomada os APARELHOS em stand by;
  • ATIVE o modo ECONÔMICO do seu COMPUTADOR;
  • ECONOMIZE energia entre 17:30h e 20:30h, horário de maior consumo e TARIFAÇÃO MAIS ALTA.

Economizar energia é responsabilidade de toda a UFRJ.

Números

Despesas que poderiam ser executadas com a economia de 25% da conta de energia elétrica

• Alojamento estudantil – Módulos habitacionais – R$ 7,7 milhões
  • Alojamento – Reforma da ala masculina – R$ 2,6 milhões
  • Projeto executivo do RU da PV – R$ 1,3 milhão
  • Cobertura da quadra de esportes do CAp – R$ 1,4 milhão
  • Reforma do Palácio Universitário destinado à alocação da Faculdade de Educação – R$ 800 mil
  • Total – R$ 13,8 milhões

Fonte: PR3 – Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças.

Campanha Essa Conta é de Todos

Com você essa ideia vai mais longe!

Solicite as peças, afixe-as no seu local de trabalho e ajude-nos a conscientizar a comunidade universitária sobre a importância desta campanha.

Envie um e-mail para essacontaedetodos@reitoria.ufrj.br

Cartazes:

Papéis de parede:

Baixe a versão mais adequada para o seu monitor:

1024 x 768   1366 x 768   1920 x 1080   1920 x 1200