Essa Conta é de Todos

Campanha a Conta é de Todos

notícias  números  campanha  deixe sua sugestão aqui.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro passa por um momento delicado. Os sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica fizeram com que a conta da Universidade praticamente dobrasse. Somente em 2015, o “tarifaço”, como ficou popularmente conhecido, elevou essa conta de R$ 25,5 milhões para R$ 46,2 milhões, mesmo sem aumento no consumo. Por outro lado, não houve suplementação orçamentária para arcar com essa despesa. Muito pelo contrário. Desde 2014, a UFRJ sofre com contingenciamentos e cortes em seu orçamento, que comprometem o pagamento regular de suas despesas, com repercussões muito negativas para o cotidiano da vida universitária.

Foi diante desse cenário que a Reitoria, em parceira com a Prefeitura da UFRJ, decidiu lançar a campanha “Essa conta é de todos”, incentivando servidores e alunos a consumir com consciência e, consequentemente, a reduzir gastos. Além disso, medidas estruturais como modernização de subestações de energia elétrica e uso de energia solar, por exemplo, já estão sendo tomadas.

Você também pode ajudar nessa campanha. Veja abaixo algumas medidas simples e econômicas:

- DESLIGUE os aparelhos de AR-CONDICIONADO ao sair do ambiente;

- APAGUE sempre as LÂMPADAS dos ambientes desocupados;

- DESLIGUE da tomada os APARELHOS em stand by;

- ATIVE o modo ECONÔMICO do seu COMPUTADOR;

- ECONOMIZE energia entre 17:30h e 20:30h, horário de maior consumo e TARIFAÇÃO MAIS ALTA.

Economizar energia é responsabilidade de toda a UFRJ.