Eventos de Extensão - PR5

Congresso de Extensão da UFRJ

Clique e acesse a página do 12º Congresso de Extensão da UFRJ 2015

Clique abaixo para fazer o download da edição completa dos Anais.

Conhecendo a UFRJ

O Conhecendo a UFRJ  se configura como uma ação que busca contribuir para a democratização do acesso aos cursos de graduação da nossa universidade
O evento apresenta ao seu público, os cursos de graduação, o meio universitário e o mercado de trabalho para cada formação acadêmica. Os estudantes de graduação compartilham experiências e informações dos cursos com os estudantes de ensino médio.
Com a realização do Conhecendo a UFRJ, a comunidade universitária firma o seu compromisso em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ao criar em 2004 o Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia, inserindo-o na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS), estabeleceu um importante marco para a formulação e implementação de políticas públicas, voltadas para a popularização-difusão de conhecimentos científico-tecnológicos.
Um dos princípios norteadores desta iniciativa consistiu no conceito de que a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação deve ser compreendida como política de Estado, pois, a crescente influência destas áreas nas diferentes dimensões do mundo contemporâneo torna cada vez mais indispensável o entendimento das questões científico-tecnológicos para o efetivo exercício da cidadania.
Neste cenário é criada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), por decreto presidencial em 2004, que é realizada em todo país no mês de outubro, sob a coordenação da SECIS e parcerias de universidades, escolas, instituições de pesquisa e de divulgação científica, secretarias estaduais e municipais e entidades da sociedade civil – todos empenhados na missão de aproximar o conhecimento científico da sociedade, em especial das crianças e dos jovens, a respeito de temas e atividades de C&T.
No contexto da UFRJ será realizado o evento intitulado A SNCT na UFRJ 2015: Diálogo entre Saberes, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão, no período de 20 a 23 de outubro no Campus UFRJ e de 22 a 23 de outubro no Polo UFRJ – Xerém, priorizando na sua concepção duas dimensões:

• A interação dialógica da UFRJ com os estabelecimentos de ensino da Educação Básica na perspectiva da circularidade dos saberes em um processo de retroalimentação e de fortalecimento dos vínculos entre instituições públicas de ensino;
  • A interação dialógica entre as diversas expertises acadêmicas da UFRJ na perspectiva da transversalidade do conhecimento e da construção de diálogos interdisciplinares que envolvem as diversas dimensões do mundo contemporâneo.

Leia mais: http://snct.pr5.ufrj.br/