Coppe lança Unidade Embrapii-Coppe e assina contratos com empresas do setor de óleo e gás

No próximo dia 17 de junho será lançada na Coppe/UFRJ a unidade Embrapii-Coppe de Engenharia Submarina, cuja missão é desenvolver projetos voltados para o setor de óleo e gás. Na ocasião serão assinados os primeiros contratos da nova unidade com as empresas Petrogal, FMC Technologies e TR Subsea. O evento será realizado no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT 2), na Cidade Universitária.

A Embrapii-Coppe receberá ao longo de seis anos um total de R$ 90 milhões da Embrapii, empresa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) cujo objetivo é aproximar indústria, centros de pesquisa e universidades.

O gerente executivo do Cenpes/Petrobras, André Lima Cordeiro, fará uma apresentação durante o evento sobre “A inovação na Petrobras”.

Estímulo à parceria com empresas de todos os portes

A unidade Embrapii-Coppe reúne, atualmente, 22 laboratórios com larga experiência na realização de ensaios e projetos de pesquisa na área de subsea.  A nova unidade beneficiará, sobretudo, empresas de pequeno e médio porte que atuam no setor de óleo e gás. Elas passarão a contar com recursos financeiros e com a expertise e infraestrutura da Coppe no desenvolvimento de novos produtos e processos, aumentando a competitividade dessas empresas no mercado mundial.

“Queremos atrair empresas de porte variado. A ideia é atender a empresas que atuem em diferentes segmentos da engenharia submarina e da indústria de óleo e gás”, adiantou o diretor da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa. Segundo o professor Pinguelli, a nova unidade será uma importante parceira para alavancar a inovação tecnológica das empresas do setor.

As linhas de atuação da unidade Embrapii-Coppe envolvem itens como análise, projeto e qualificação de dutos submarinos, risers rígidos e flexíveis e cabos umbilicais de média e alta tensão; garantia de escoamento; e análise de integridade estrutural e gerenciamento de risco – monitoramento, inspeção e reparo.