XIII Seminário Protecel no CCS

 Na última sexta-feira, 26 de outubro, o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) promoveu o XIII Seminário Protecel: Resultado das pesquisas básicas de terapia celular em doenças do aparelho respiratório. O evento foi ministrado por Marcelo Marcos Morales, professor adjunto do IBCCF, chefe do Laboratório de Fisiologia Celular e Molecular e presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica.

O professor comentou que algumas doenças relacionadas a certas atividades profissionais são de tratamento bastante complicado. Como exemplo, existe a silicosis, uma doença causada pela inalação de pó de sílica (proveniente do quartzo), que gera uma formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões. Em seguida, Marcelo apresentou as pesquisas em andamento na área de terapia celular, para buscar a cura desta doença.

Outra lesão pulmonar cujas pesquisas prometem trazer resultados no tratamento é a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo. O tratamento com células derivadas da medula óssea é eficaz, e pode diminuir o desenvolvimento ou evolução de uma série de doenças pulmonares.