CSCE manifesta preocupação com corte de bolsas

Em reunião no dia 18/10, o Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) da UFRJ publicou uma nota demonstrando preocupação com corte de bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Confira, abaixo, a íntegra do texto:

NOTA  O Conselho Superior de Coordenação Executiva, em sessão de 18 de outubro de 2016, tendo em vista as notícias que circularam no último dia 17 de outubro, manifesta preocupação com a ameaça de cortes da ordem de 20% das Bolsas de Produtividade e Pesquisa do CNPq, que seriam renovadas a partir de fevereiro de 2017.

É imprescindível que os dirigentes dos Ministérios pertinentes e dos órgãos de fomento se manifestem prontamente para dissipar as inquietações da comunidade acadêmica.

Os recentes cortes orçamentários aos quais as áreas da Educação, Ciência e Tecnologia têm sido submetidas, como aqueles verificados em relação às Bolsas PIBIC/PIBID, causam enorme intranquilidade e insegurança à comunidade acadêmica. Esta teme que os avanços obtidos nos últimos anos se transformem em retrocessos e perdas em tais áreas, comprometendo drasticamente o futuro da nação.