Conhecendo a UFRJ abre as portas para estudantes do Ensino Médio

Foto: Diogo Vasconcellos - CoordCOM/UFRJ

 

Começou na terça-feira, 23/5, o Conhecendo a UFRJ 2017. O projeto, que tem como objetivo orientar os estudantes sobre cursos e possibilidades da Universidade, recebeu 7 mil alunos em seu primeiro dia. A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UFRJ, pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação e Extensão, pela superintendente da Superintendência-Geral de Políticas Estudantis (SuperEst), além de representantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), unidade que sedia o evento.

Os discursos de abertura enfatizaram que a Universidade deve ser pública, gratuita, de qualidade e crítica, a fim de garantir uma sociedade mais justa. Roberto Leher, reitor da UFRJ, destacou a importância do evento no calendário acadêmico e o papel da instituição na formação dos jovens e do país: “A UFRJ é o lugar de lutarmos por nossos sonhos e está voltada, sobretudo, para a produção de arte, ciência, tecnologia e do estímulo ao pensamento crítico. Nós não estamos olhando para o mercado; precisamos de artistas, enfermeiros, médicos, filósofos etc. que possam produzir conhecimento para mudar a história.”

Foto: Diogo Vasconcellos - CoordCOM/UFRJ

 

A pró-reitora de Extensão, Maria Malta, deu boas-vindas ao público e ressaltou que a UFRJ está de portas abertas. Para ela, a Universidade não é feita somente de salas de aula, mas também de construção e colaboração. “Aqui é o espaço onde o saber se aprofunda, pois a informação é dada de maneira colaborativa. É o espaço onde se exercitam a democracia e a curiosidade.”

Com expectativa de público de 22 mil estudantes nesta edição, o Conhecendo a UFRJ 2017 reúne mais de 70 estandes sobre os cursos oferecidos pela Universidade, com oficinas de Testes de Habilidades Específicas (THE), palestras, visitas guiadas e atividades artísticas na Tenda Cultural.

O evento acontece até quinta-feira, 25/5. Acompanhe nossas transmissões pelo Facebook da UFRJ.