Instituições do Rio criam fórum para enfrentar crise na educação

foto: Jean Souza
foto: Jean Souza

 

Sete instituições de ensino e pesquisa do Rio de Janeiro iniciaram uma mobilização para enfrentar o cenário de crise que afeta a educação, a ciência e a tecnologia do Brasil. Chamado de Fórum Rio e reafirmando seu compromisso institucional com a sociedade e a nação brasileira, o movimento promoverá eventos e outras ações para denunciar e buscar soluções para o grave quadro que afeta universidades e outras instituições centrais para o desenvolvimento científico do estado e do país.

Participaram da composição inicial a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a Fundação Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), a Instituto Federal Fluminense (IFF), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Aumentar o número de entidades participantes é uma das primeiras metas do Fórum.

A convite do reitor da UFRJ, Roberto Leher, a primeira reunião aconteceu no dia 30/6, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade, e definiu algumas linhas de atuação. Entre elas, promover iniciativas que contribuam para solucionar a crise político-institucional e econômica do país e promover um grande ciclo de debates.

O Fórum também nasce com uma preocupação bastante objetiva: resistir ao desmonte e unificar o esforço para aumentar e garantir orçamento adequado às instituições de ensino e pesquisa.

Ações em praça pública e em eventos científicos

Entre as ações propostas para o Fórum, está a organização de eventos em locais públicos, informando a população sobre a produção científica e tecnológica que se encontra ameaçada diante do cenário de instabilidade.

Nesse sentido, o Fórum Rio enxerga na 14a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (23/10 a 29/10) uma grande possibilidade para levar informações à sociedade e ganhar apoio na luta contra a precarização do ensino e da pesquisa.

As pautas da articulação também estarão presentes no 2o Festival Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FestFIC), em novembro.

Próximas reuniões

Representantes do Fórum se encontram na próxima semana com a Direção da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), buscando integrar novas instituições.

A próxima reunião do Fórum Rio será no dia 1/8, em local a ser confirmado.