Ônibus itinerante levará alunos para passeios culturais

No próximo dia 16/3, alunos da UFRJ terão a possibilidade de conhecer alguns dos espaços culturais existentes na Cidade Universitária. Será a primeira ação do Ônibus Cultural, projeto da recém-instituída Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR-7), por meio da Divisão de Esporte e Cultura (Decult). O objetivo é democratizar o acesso à cultura na UFRJ, aproximando os alunos do que a Universidade oferece.

O primeiro percurso acontecerá no interior da Cidade Universitária. O ônibus partirá do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) para a Ilha do Bom Jesus, passando pelo Centro de Tecnologia (CT), Reitoria e Parque Tecnológico. Na ilha, será feita uma parada para visita à igreja Bom Jesus, construída no século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em seguida, o ônibus seguirá o circuito com destino ao CCMN, onde será feita a visita ao Museu de Geodiversidade, espaço que reúne cerca de 20 mil exemplares, entre rochas, minerais, fósseis, icnofósseis, documentos e objetos histórico-científicos, artefatos e reconstituições de animais já extintos.

Os passeios acontecerão em quatro horários, com 43 vagas disponíveis em cada um. Pela manhã, das 9h às 10h30 e das 10h30 às 12h; à tarde, das 13h às 14h30 e das 14h30 às 16h. Para participar, é necessário preencher um formulário e fazer a inscrição online, até  o dia 14/3, no link: http://forms.tic.ufrj.br/register/index?sid=295868