Escola de Música celebra 170 anos com extensa programação

De 13/8 a 17/8, a Escola de Música (EM) da UFRJ celebrará 170 anos de atividade ininterrupta com uma série de eventos. Além de concertos e recitais, que contarão com homenagens a ex-professores, também acontecerá a nona edição do Congresso Internacional de Musicologia, o lançamento de um número especial da Revista Brasileira de Música e o lançamento do novo website da Escola.

A abertura oficial da semana de comemorações acontecerá no dia 13/8, na Sala da Congregação, às 10 horas. O evento contará com a presença do reitor da UFRJ, Roberto Leher, e da decana do Centro de Letras e Artes, Flora de Paoli Faria. Na cerimônia, a diretora Maria José Chevitarese, homenageará os servidores mais antigos da Escola: os professores Inácio de Nonno e Lúcia Elizabeth Benjamim Salse Dittert e o técnico Ailton Francisco da Silva. Será também homenageado o músico Sandrino Santoro, responsável pela formação de gerações de contrabaixistas.

A programação conta com apresentações das orquestras Sinfônica e de Sopros da UFRJ e dos Corais Brasil Ensemble-UFRJ, Infantil e Sacra Vox. Clique aqui para ver datas e horários dos concertos, que acontecerão no Salão Leopoldo Miguez Escola de Música, sempre às 19 horas.

História

Em 1841 a Sociedade de Beneficência Musical, fundada por Francisco Manoel da Silva (1795-1865), apresentou à Câmara dos Deputados documento ressaltando a necessidade de criação de um Conservatório no Rio de Janeiro que tivesse como objetivo formar músicos para atuar nos coros e orquestras. Foi o primeiro passo para a criação do Conservatório de Música, a mais antiga instituição do ensino musical no Brasil. Ao longo do tempo, a instituição recebeu várias denominações, entre elas Instituto Nacional de Música e Escola Nacional de Música. A atual denominação data dos anos 1960.

Fonte: Escola de Música