Delegação da Unesco visita Museu Nacional

Raphael Pizzino | Coordcom/UFRJ

O Museu Nacional (MN) da UFRJ recebeu, nesta quinta-feira (13/9), representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para uma visita técnica com o objetivo de colaborar com a recuperação do Museu. A expectativa é de que a UFRJ e a Unesco atuem juntas na confecção de um projeto executivo que permita a reinvenção do Museu Nacional.

Para o reitor da UFRJ, Roberto Leher, essa parceria também é importante para que se busque uma proposta de colaboração internacional envolvendo outros museus e para garantir que a edificação e o acervo sejam protegidos em tempo curto. Para ele, é essencial que, a partir de 2019, seja possível começar a realizar as bases mais importantes do projeto. “Isso pode definir se vai haver ou não um novo Museu Nacional”, constatou.

A reunião contou com representantes da UFRJ, que receberam Cristina Menegazzi (chefe da missão da Unesco), José Luiz Pedersoli Jr. (especialista Unesco / ICCROM), Antía Vilela (oficial de programa da Unesco no Brasil), Paulo Vidal (assessor regional do Iphan) e Leandro Cardoso (assessor internacional do MEC).