Nota sobre furto no Laboratório de Virologia Molecular

Esclarecemos que foram furtados do Laboratório de Virologia Molecular, do Instituto de Biologia da UFRJ, cinco compressores de ar-condicionado, um cabo alimentador do gerador (cujo material era de cobre) e cerca de 15 ferramentas da casa de máquinas.

A gerência administrativa do Laboratório acredita que o furto tenha ocorrido no último domingo, 28/7. O ambiente é monitorado por câmeras de segurança e as imagens serão analisadas detalhadamente.

O Laboratório fica no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ e é protagonista em diversas pesquisas estratégicas para o país, como da Aids, chicungunha, febre amarela, dengue e zika vírus. Foi o Laboratório que descobriu a presença do vírus Mayaro na região metropolitana do Rio de Janeiro.

A UFRJ repudia veementemente a violência contra o patrimônio público, principalmente aquela que prejudica o desenvolvimento dos saberes estratégicos para o país e a humanidade.

A UFRJ buscará a Polícia Federal para esclarecimento dos fatos e a Prefeitura Universitária está dando suporte ao Laboratório e acompanha o caso, confiante no trabalho das autoridades policiais.

Prefeitura Universitária
29/7/2019