Coppe recebe membros do Comitê Executivo da IUTAM

Grupo da IUTAM em visita técnica. Foto: Divulgação/Nidf

O Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (Nidf) da Coppe/UFRJ recebeu, na segunda-feira (22/7), a diretoria e os membros do Comitê Executivo da União Internacional de Mecânica Teórica e Aplicada (IUTAM). A visita faz parte da programação do encontro anual da IUTAM que está reunida, pela primeira vez no Brasil, para concluir os detalhes da organização do congresso internacional Ictam 2020. Na ocasião, os visitantes conheceram a infraestrutura e as pesquisas desenvolvidas no Nidf e seus laboratórios associados. 

Denise Carvalho, reitora da UFRJ, e Walter Suemitsu, decano do Centro de Tecnologia, conduziram a abertura do encontro. As equipes de pesquisa do núcleo apresentaram equipamentos, incluindo um separador cilíndrico gás-líquido, um separador gravitacional gás-líquido e experimentos de passagem de escoamentos em golfadas através de bombas centrífugas.

A IUTAM foi fundada em 1922 por iniciativa de Theodore von Kármán, professor alemão que realizou uma conferência em Innsbruck para discutir questões sobre hidrodinâmica e aerodinâmica. Atualmente, a instituição conta com 49 países e 22 organizações afiliadas.

A entidade possui como missão conectar profissionais e organizações engajadas em pesquisas relacionadas aos campos da mecânica teórica e aplicada e das ciências afins, promover eventos internacionais, além de incentivar inovações tecnológicas nesse campo da Engenharia.