Nova empresa de ônibus inicia operação na UFRJ

 


Novos ônibus já circulam - foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

Os conhecidos azuizinhos deram a vez aos ônibus da Walmonte. Com o fim do contrato com a Rosamares na última segunda-feira (6/1), foi iniciada, nesta terça-feira (7/1), a circulação da frota da nova empresa, que oferecerá ônibus internos e intercampi para a UFRJ. O valor do novo contrato é 52,5% menor do que o anterior. A novidade, entretanto, não altera as linhas nem os trajetos dos ônibus internos que operam na Cidade Universitária e para outros campi.

Segundo o titular da Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6), André Esteves, o fim da identificação da UFRJ na pintura dos ônibus foi uma das razões da redução no valor. “O contrato da UFRJ volta a ser um contrato normal de fretamento, praxe de mercado. Além disso, os estudos preliminares realizados em conjunto com a PR-6 e a Prefeitura Universitária indicaram ajustes na composição de custos indiretos e lucros estimados, confirmados mediante pesquisa de mercado, que revelou a necessidade de correção do conceito na contratação”, afirma Esteves. “O edital se ajustou com responsabilidade para potencializar a competitividade e a economicidade”, completa o pró-reitor.

Todos os ônibus da frota da Walmonte na UFRJ são refrigerados e contam com acessibilidade para pessoas com deficiência física. Os carros são identificados com o logotipo da empresa e os letreiros digitais são identificados com os lugares para os quais os ônibus se dirigem, além dos principais pontos de interesse.