UFRJ lança página com dados em tempo real do Hospital Universitário


foto: Artur Moês (Coordcom/UFRJ)

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) desenvolveu um painel de indicadores para o monitoramento dos casos atendidos pela unidade durante a pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus. Acesse a página aqui.

O painel é atualizado automaticamente a cada três horas por meio de ferramentas digitais de automação desenvolvidas pela Coordenação de Informática e Rede (CIR) do HUCFF. A fonte de dados do dashboard é o sistema de informação para vigilância epidemiológica da COVID-19 (VisualizaCOVID-19), também desenvolvido pela CIR, que permite a sinalização dos casos suspeitos de COVID-19 no prontuário eletrônico (ProntHU), a notificação ao Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SVS-SUS) e o monitoramento desses casos até a alta hospitalar.

Aberto ao público, o site permite acompanhar o número de casos confirmados, suspeitos e descartados e a quantidade de altas ou óbitos no HUCFF. Os interessados podem, ainda, verificar as ocorrências por gênero, faixa etária e região da residência desses pacientes. Além disso, é possível calcular as Taxas de Mortalidade Hospitalar (TMH) e Institucional (TMI). É uma ferramenta dinâmica, que permite a interação por meio de filtros de seleção contidos em cada gráfico.

A propagação da COVID-19 no Brasil exige da vigilância epidemiológica mecanismos que garantam informação de forma ágil, para subsidiar a tomada de decisão nos diferentes níveis de gestão. No caso do HUCFF, o maior hospital do estado do Rio de Janeiro em número de consultas, o uso de tecnologia digital e de informação tem permitido o acompanhamento em tempo real das informações sobre os atendimentos aos pacientes suspeitos ou confirmados com COVID-19 na unidade, fornecendo subsídios para o planejamento das ações na instituição.

 

Parcerias

O Serviço de Epidemiologia e Avaliação (Seav) do HUCFF integra uma rede nacional de monitoramento das doenças e agravos que põem em risco a população humana e é responsável pelos indicadores hospitalares de desempenho. Em parceria com a CIR, o Seav integra o Laboratório de Informação para Gestão Hospitalar (LaBIGh), ambiente físico e virtual de atuação multidisciplinar orientado à resolução de problemas relacionados à análise de dados. Por meio dessa parceria, foi possível construir o painel em Power BI, uma ferramenta de modelagem de dados multidimensionais (cubo de dados) e seus componentes (Business Intelligence – BI).

 

Com informações da Assessoria de Imprensa do HUCFF/UFRJ