Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRJ - PDI-UFRJ

Campanha a Conta é de Todos

 

notícias        deixe sua sugestão aqui.

 

É com genuíno reconhecimento ao trabalho acadêmico-administrativo de todo corpo social da UFRJ que a Reitoria apresenta à comunidade da UFRJ a primeira versão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). É um texto escrito por muitas mãos e que condensa as análises e expectativas sobre o futuro da UFRJ e da universidade brasileira.

Trata-se de uma versão preliminar que será discutida e examinada pelas unidades, pelos órgãos suplementares, campi, centros e conselhos. A partir dessa última leitura, uma nova sistematização será realizada para que a UFRJ possa ter um guia para suas reflexões sobre o seu devir histórico. Ademais, a sua conclusão marca, também, a deflagração de um luminoso processo de debate e autorreflexão: o Congresso Universitário da UFRJ no qual o PDI poderá ser discutido de modo mais sistemático.

O presente PDI tem alcance prioritariamente quinquenal, compreendendo, portanto, os anos de 2018 a 2023. Entretanto, como o PDI anterior foi projetado de modo mais específico até o ano de 2011, não seria adequado desconsiderar os efervescentes anos de 2012 a 2017; desse modo, este Plano abrange o período de 2012 a 2023. Em determinados temas a projeção temporal ultrapassa o quinquênio, conforme as indicações específicas de capítulos e seções.

Solicitamos que a comunidade contribua com observações, críticas, sugestões e outros apontamentos para o texto impreterivelmente até o dia 30 de julho de 2018. As contribuições devem ser enviadas para o e-mail pdi@reitoria.ufrj.br, com o assunto “Contribuições ao PDI”. O conteúdo da mensagem deve identificar, nesta ordem: capítulo, subcapítulo, página e número do quadro ou gráfico, quando houver e, em seguida, a respectiva contribuição ao texto (nova redação, observação, complemento, supressão, correções etc.).

Sugerimos que a leitura e revisão do PDI seja incluída como ponto de pauta das congregações, Conselhos de Centro e demais colegiados – CEG, CEPG e Plenária de Extensão para discussão e avaliação. Desde já, agradecemos as valiosas contribuições. Os aportes serão coligidos e sistematizados para que o documento final possa ser examinado pelo Conselho Universitário.

Atenciosamente,

Roberto Leher
Reitor da UFRJ