Pró-Reitoria de Políticas Estudantis - PR7

Tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente, buscando a consolidação de uma ampla política de atendimento e assistência  aos discentes da UFRJ, visando à disponibilização de condições adequadas para acesso, permanência, condições adequadas para o bem-viver na universidade, bom aproveitamento, aprendizado e excelência acadêmica.

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis também tem como objetivos:

Ampliação dos programas de assistência estudantil já existentes e proposição de novas ações a serem traçadas/buscadas pela instituição.

Implementação de ações que visem à permanência dos estudantes, particularmente os que se adequam ao perfil de estudantes a serem assistidos  pela política de assistência do PNAES.

Acompanhamento do processo de seleção e aplicação das bolsas de natureza assistencial, decorrentes de políticas de ações afirmativas traçadas pela universidade (Bolsas Permanência, Auxílio, Manutenção).

Coordenação e apoio das ações de natureza socioculturais voltadas ao corpo discente ou organizadas por entidades estudantis.

Articulação, junto às instâncias da área de saúde da universidade, de ações que visem à política de saúde do estudante.

Suporte e acompanhamento das ações que visem à política de alimentação ao corpo discente.

Acompanhamento das atividades da(s) Direção(ões) da(s) Residência(s) Estudantil(is), presidindo o Conselho de Administração das Residências Estudantis (CONARE), bem como dos serviços de reformas e manutenção dos prédios.

Promoção de ações para melhores condições de acessibilidade e desempenho acadêmico de alunos com deficiência física.

Mais detalhes na página: http://politicasestudantis.ufrj.br

Pró-Reitor de Políticas Estudantis
Luiz Felipe Cavalcanti