Diretoria de Relações Internacionais - DRI

Criado em 1994 como Setor de Convênios e Relações Internacionais (SCRI), a atual Diretoria de Relações Internacionais - DRI é o órgão é responsável pela coordenação dos programas de intercâmbio acadêmico e criação e manutenção de acordos de cooperação internacional, além da representação da UFRJ em foros internacionais, voltados para ampliar os horizontes dos membros da comunidade acadêmica da UFRJ por meio do convívio e interação com outras culturas.

Ao desenvolver a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural entre a UFRJ e centenas de universidades estrangeiras, a DRI tem possibilitado aos alunos, professores, investigadores e corpo técnico local realizem intercâmbios e projetos conjuntos em instituições parceiras do mundo todo. À DRI cabe também a gestão de inúmeros projetos de mobilidade acadêmica internacional, que permitem aos estudantes da UFRJ e de instituições internacionais parceiras a troca acadêmica de experiências. Alguns desses projetos proporcionam aos estudantes bolsas de estudos com o intuito de dar o suporte necessário para materialização do sonho de intercâmbio acadêmico.

A DRI dividi-se em três seções organizacionais: Relações Internacionais, Acordos Acadêmicos Internacionais e Mobilidade Internacional. Resumidamente, a seção de Relações Internacionais encarrega-se do estabelecimento de relações com o exterior, da busca e divulgação de oportunidades para o público interno, da recepção de delegações estrangeiras e da representação da UFRJ no Brasil e no exterior. A seção de Acordos Acadêmicos Internacionais tem como função orientar sobre e acompanhar a tramitação dos processos de acordos desde sua abertura pelo(a) proponente até sua assinatura. A seção de Mobilidade, por sua vez, ocupa-se dos programas de mobilidade acadêmica internacional.

Sessão de Relações Internacionais

Tradutores:

Glauber Rosa (Inglês)
Michele Sodré (Francês)

Endereço: Av. Pedro Calmon, 550 - Prédio da Reitoria, 2º andar, Gabinete do Reitor. Cidade Universitária. Rio de Janeiro – RJ
Cep: 21.941-901

Mais informações na página http://www.dri.ufrj.br/