O comportamento sexual da nova mulher

Um estudo publicado em dezembro no 9º Congresso da Sociedade Européia de Medicina Sexual, em Viena, na Áustria, revelou um novo perfil sexual feminino. Realizado pela Bayer Healthcare, em 14 países, a maior pesquisa do gênero já realizada até então mostrou que as mulheres estão cada vez mais independentes e exigentes. De acordo com as conclusões do estudo,

Pesquisadores da UFRJ desvendam novas funções de gene vital

O gene é a unidade mínima fundamental da hereditariedade. O conjunto deles – chamado genoma - dita as características de todos os seres vivos, desde os mais simples e primários aos mais complexos. O mapeamento genético humano mostrou recentemente que o homem possui cerca de 30 mil genes, quantidade bem menor em relação à que se imaginava anteriormente. Alguns destes genes estão presentes em diversas espécies e determinam o desenvolvimento de funções vitais.

Síndrome de Prader Willi: uma das causas genéticas principais da obesidade

Uma das principais causas genéticas da obesidade, a Síndrome de Prader Willi, que tem origem na ausência de uma região do cromossomo 15, afeta o desenvolvimento da criança não só no que diz respeito à compulsividade alimentar, mas também atua no tônus muscular, retardando as funções motoras, limita o crescimento e reduz a capacidade mental.  De difícil diagnóstico, pode ser confundida com outras doenças em que o recém-nascido possui hipotonia (fraqueza) muscular, ou ainda com patologias que geram obesidade e retardo mental, o que, no caso específico dessa síndrome, só acontece a partir dos 2 anos de idade.

Aquecimento global: teorias e conseqüências

Chuvas fora de época, secas desvastadoras, tsunami, efeito estufa, derretimento de geleiras... Quem nunca ouviu falar desses fenômenos naturais? Pois é, o clima está mudando. Desde a década de oitenta a preocupação com o ambiente vem crescendo e cada vez se fala mais sobre as mudanças climáticas da Terra. Não faltam pesquisas, notícias e filmes sobre o aquecimento global.

Legalização do aborto: solução ou problema?

A discussão sobre a legalização do aborto no Brasil volta ao centro das atenções. Se a favor ou contra, os argumentos são numerosos e alguns são bastante sólidos. Para além da questão de quando começa a vida e a partir de que ponto ela deve ser protegida, tem-se falado especialmente sob o ponto de vista da saúde pública. A legalização do aborto pouparia muitas mulheres de buscar caminhos clandestinos, que acabam em sérias complicações, como hemorragias, a perda do útero, e até a morte, além de custar aproximadamente dez vezes mais caro ao Sistema Único de Saúde (SUS) do que os procedimentos realizados legalmente e com os devidos cuidados.

Síndrome da Fragilidade

Todos costumam associar o envelhecimento a diversas alterações físicas e emocionais que afetam a saúde, como osteoporose, diabetes, diminuição do convívio social e até depressão. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o desencademanto de uma série de doenças no idoso pode significar algo maior, caracterizado como a Síndrome da Fragilidade. Esta expressão surgiu no início da década de 90, quando se notou que idosos com fragilidades específicas apresentavam alta taxa de mortalidade.

Seqüenciado o genoma, é hora de avaliar funções

Após detecção das cadeias de proteínas, por meio do projeto Genoma, chegou a hora de analisar estas substâncias e suas funções.

Preservativo: incentivo ao uso gera polêmica

As campanhas de incentivo ao uso da camisinha quase sempre obtêm aprovação popular, tendo a participação de inúmeras celebridades, o que permite maior visibilidade à causa. Exceto representações de instituições religiosas, como a Igreja Católica, formalmente contrária ao uso de preservativos, não é comum observar oposição à prática sexual segura.

“Água: o ouro azul desse século”

Responsável pela maior parte do  abastecimento de água do Norte Fluminense e pelo fornecimento às plataformas da Petrobras que operam na Bacia de Campos, o rio Macaé vem sofrendo intensa degradação. Para preservar a qualidade de suas águas, a UFRJ, através do Núcleo de Pesquisas Ecologicas de Macaé, vem orientando o esforço da sociedade na recuperação deste importante manancial e organiza, a partir do dia 17 deste mês, a oficiina: "Bases científicas para a gestão do rio Macaé.

O barato da música

Maconha, cocaína, heroína, LSD. Agora qualquer pessoa pode experimentar as sensações destas e de outras drogas sem sair de casa, e ainda usando o computador. Estranho? Pode parecer. Trata-se do site I-Doser promete provocar sensações similares às de diversos narcóticos, mas sem causar vícios ou outros efeitos colaterais. Segundo os desenvolvedores do site, as músicas foram compostas através da técnica dos “Binaural Beats”, em que dois tons sonoros de freqüências parecidas chegam ao mesmo tempo em cada ouvido, e geram um novo tom subsônico (abaixo da velocidade do som). Este tom, resultante da diferença entre as duas freqüências, afetariam a consciência do ouvinte

Páginas