A UFRJ Faz 100 Anos

 

Lançamento dos Anais do Seminário UFRJ FAZ 100 ANOS (2017)

Desejamos informar à comunidade universitária que já se encontram disponíveis os Anais do Seminário UFRJ FAZ 100 ANOS: História, Desenvolvimento e Democracia:  https://ufrj.br/ufrjfaz100anos
O lançamento dos Anais, previsto junto a todas as atividades programadas anteriormente para a semana do aniversário da UFRJ, foi suspenso em razão do incêndio ocorrido no Museu Nacional: um corte profundo na história, ciência, arte e cultura dos povos e da Terra e uma imensa supressão dos acervos e patrimônios da humanidade.
No dia 6/9/2018, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, convocou a comunidade universitária para a Plenária Pública, nos jardins da Quinta da Boa Vista, demarcando os 98 anos da instituição, em forma de luto e luta pelo Museu Nacional. Em resposta, centenas de pessoas se apresentaram com um qualificado sentimento de apoio ao Museu e à UFRJ, após a abertura pelo reitor e as falas da vice-reitora, do coordenador do Fórum de Ciência e Cultura e do diretor do Museu Nacional. Com a mesma força, posicionaram-se as Reitorias das universidades públicas do estado do Rio de Janeiro, o presidente e o vice-presidente da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. Também se manifestaram o Diretório Central dos Estudantes, a Associação dos Pós-Graduandos e os sindicatos, Sintufrj e Adufrj. Sem dúvida, toda a atenção foi voltada para as falas, lugares e expressões dos servidores e estudantes do Museu Nacional. Somaram-se ainda as várias manifestações, lidas e expostas em varais, de entidades, sociedades, associações e museus nacionais e internacionais, absolutamente consternados e solidários ao grande Museu Nacional do Brasil.

Assim, ainda dentro do mês de aniversário da instituição, cumprimos a segunda etapa do Seminário proposto pela Reitoria em 2017, com a publicação dos Anais do Seminário UFRJ FAZ 100 ANOS: História, Desenvolvimento e Democracia.

Agradecemos à Comissão Científica, na participação da Pró-Reitora de Extensão, à Divisão de Integração Acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, às Decanas e aos Decanos, às Superintendências das Decanias, ao coordenador do Fórum de Ciência e Cultura e à Ouvidoria, que, junto à Coordenação, construíram os conceitos gerais da atividade comemorativa do aniversário da instituição de 2017, em um Seminário que colocava a própria UFRJ em pauta.

Agradecimentos à Comissão de Avaliadores dos Resumos, composta por docentes, técnicos-administrativos e estudantes de pós-graduação.

Agradecimentos à Comissão Organizadora, igualmente rica e plural.  

Agradecimentos aos apoios institucionais, como a Coordenação de Comunicação, o Sistema Integrado de Bibliotecas, a Editora da UFRJ.

Agradecimento especial às equipes da Pró-Reitora de Extensão, que produziram o Seminário e os Anais.

E, por fim, é necessário registrar, mais uma vez, os agradecimentos a todas as pessoas da Universidade e de fora dela que se integraram às formas de fazer e pensar a UFRJ, participando das sessões compostas horizontalmente de docentes, técnicos e estudantes e que  agora se amplificam na produção bibliográfica dos artigos completos dos seus colaboradores.

Dessa forma, neste texto de 395 assinaturas, apresenta-se uma grande gama de abordagens e reflexões sobre a formação e produção universitária em suas múltiplas áreas e campos, consubstanciando, assim, uma fonte de referência do ensino, da pesquisa e da extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A publicação é composta por 146 artigos em três volumes, totalizando 1.716 páginas, e está distribuída da seguinte forma:

Volume 1  
Eixo 1 – Acesso, permanência e movimento estudantil  
Eixo 2 – Diversidade, gênero, etnia e justiça social
Eixo 3 – Educação, ensino e formações

Volume 2
Eixo 4 – Extensão, integração acadêmica e sociedade
Eixo 5 – História, memória e desenvolvimento institucional
Eixo 6 – Meio ambiente, sustentabilidade e tecnologias

Volume 3
Eixo 7 – Pesquisa, saberes e fazeres na universidade
Eixo 8 – Política, autonomia, democracia e desafios
Eixo 9 – Saúde, saúde pública e hospitais universitários
Eixo 10 – Trabalho, corpo social, estrutura e gestão

Para maior facilidade na leitura e o aproveitamento dos recursos pré programados nos ANAIS, sugerimos usar o Firefox pois de acordo com a Adobe, nem o Microsoft Edge, nem o Chrome suportam hiperlinks.

Contatos pelo e-mail: ufrjfaz100anos@reitoria.ufrj.br