Nota sobre portaria do MEC acerca do retorno às aulas presenciais

A ciência será a diretriz para decidirmos o melhor momento para a volta às aulas presenciais

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última segunda-feira, 7/12, a Portaria 1.038/2020, que dispõe entre outros temas acerca do retorno às aulas presenciais nas universidades para 1/3/2021.

Todos somos favoráveis à volta às aulas presenciais, mas é preciso destacar que isto só será possível na UFRJ quando houver baixa transmissibilidade do novo coronavírus nas cidades onde há oferta de cursos da Universidade para que haja segurança da comunidade acadêmica e da sociedade fluminense. Toda atitude que aumente o uso de transportes públicos e gere aglomerações deve ser evitada enquanto o grau de transmissibilidade do novo coronavírus for elevado.

Infelizmente, as taxas de propagação da COVID-19 vêm crescendo no país, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, onde a maioria dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFRJ é oferecida, oportunizando um cenário incerto. Assim, a estipulação de uma data para retorno às aulas presenciais simboliza tão-somente um desejo, mas não necessariamente uma realidade objetiva, porque ainda não é possível saber ao certo qual será a situação de contágio da pandemia em março de 2021. As atividades teóricas de ensino, excepcionalmente não presenciais, estão previstas até o mês de junho de 2021, conforme calendário vigente.

Lembramos que a UFRJ conta com grupos de trabalho multidisciplinares compostos por dezenas de pesquisadores que fazem o monitoramento da COVID-19, assessorando a Reitoria em todas as ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia. Produzimos planos de ação que especificam as medidas que devem ser tomadas em cada cenário. Desta forma, no momento, seguiremos a Resolução 7/2020 do Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ e permaneceremos no acompanhamento da pandemia para que seja possível definir a viabilidade do retorno às aulas presenciais, de maneira gradual e segura, de forma que a comunidade universitária seja protegida, como deve ser, sempre seguindo a linha estabelecida pela ciência e pelos parâmetros de biossegurança.

8/12/2020