Superintendência-Geral de Comunicação Social

A Superintendência-Geral de Comunicação Social (SGCOM) é órgão da estrutura superior da UFRJ, atuando como mecanismo comunicacional integrador da Universidade, com as suas unidades acadêmicas e a sociedade em geral.

Sua principal atribuição é propor e executar as diretrizes de uma política global de Comunicação Social para a instituição, bem como coordenar os serviços ligados a essa área.

Os veículos da SGCOM divulgam informações originais, criam mediações na comunidade interna e sugerem o diálogo direto ou indireto com as comunidades externas, empenhando-se em aprofundar temas emergentes e aproximar o cidadão comum do cientista ou pesquisador.

O que fazemos

A lista completa de serviços prestados pela SGCOM está disponível na Carta de Serviços. Veja a seguir alguns destaques.

Apoio a boas práticas

Aqui você encontra material informativo produzido ou recomendado pela SGCOM para disseminar conhecimento e incentivar as melhores práticas em criação de conteúdos digitais.

Manual de Estilo de Mídias Virtuais

Sites institucionais

A SGCOM é responsável por planejar e apoiar a padronização dos sites das unidades acadêmicas da UFRJ, em conformidade com os parâmetros utilizados pelo Governo Federal e demais instituições públicas.

Nosso objetivo é ajudar as unidades acadêmicas da UFRJ a criar e gerenciar seus sites de forma autônoma, sem precisar de conhecimento especializado ou equipe de informática própria.

Lançamos em 2020 o tema oficial Arion, em WordPress, para sites novos e para os sites Joomla que estão sendo migrados. Saiba mais aqui.

Divulgue sua pesquisa

Você é pesquisador da UFRJ e quer que a sua pesquisa seja conhecida pela sociedade? Envie um release básico para imprensa@ufrj.br e ajudaremos na divulgação.

Em breve, disponibilizaremos um manual de relacionamento entre cientistas e jornalistas.

Combate a fake news

Leu algo ofensivo sobre a UFRJ? Está em dúvida sobre a veracidade da informação? Desconfia de que se trata de calúnia ou difamação? Avise-nos! Assim, você contribui para a UFRJ ficar atenta e reunir o conteúdo que circula pelas redes.

Envie e-mail para fakenews@ufrj.br.

Mailing de eventos e pautas

Boletim de eventos

O Portal de Eventos da UFRJ mostra os principais eventos que acontecem na universidade. Para receber o boletim semanal, cadastre-se aqui.

Tem interesse em divulgar seu evento? Acesse o Portal de Eventos e registre.

Mailing da Assessoria de Imprensa

Clique aqui para se cadastrar no mailing da Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria da UFRJ e receber avisos de pauta