Identidade visual

A UFRJ possui manual de identidade visual e arquivos prontos para uso de sua marca em telas e em impressos.

Downloads das versões mais usadas

Para fundos claros

Horizontal (principal)

Horizontal completa

Vertical completa

Para fundos escuros

Horizontal negativa

Vertical negativa

Horizontal completa negativa

Vertical completa negativa

Elementos da marca

1. Brasão: o perfil da deusa Minerva é o símbolo principal da universidade. Seu desenho foi otimizado para favorecer a reprodução em telas. Ajuda a reconhecer a marca rapidamente. Expressa tradição e valores da universidade;

2. Sigla: desenho particularizado da fonte Montserrat. Sua forma dinâmica dialoga com o brasão para expressar a união entre tradição e modernidade.

Cuidado: apenas em em situações excepcionais é possível usar os elementos dissociados, sempre mediante aprovação prévia da SGCOM.

Marca horizontal

Horizontal: Uso preferencial

Use preferencialmente a versão horizontal. [arquivos]
A marca vertical deve ser usada apenas como segunda opção.

Marca vertical

Vertical: Uso secundário

A versão vertical pode ser usada como segunda opção quando for difícil usar a marca horizontal. [arquivos]

Marca completa

Horizontal completa:
Opção preferencial
Vertical completa:
Opção secundária

Use as versões com a assinatura por extenso em contextos institucionais, nos quais somente a sigla UFRJ não cumpra as formalidades necessárias. [arquivos]

Cores

Positivo: sobre fundos claros
Negativo: sobre fundos escuros

Sobre fundos claros use a marca em positivo (azul).
Sobre fundos escuros use a marca em negativo (branca).

Cuidado: Para aplicar a marca sobre fundos escuros não inverta a marca em positivo, use a versão em negativo. Repare que em negativo apenas a sigla muda de cor. A cor do brasão não muda.

Não aplique outra cor na marca.
Apenas em documentos impressos em preto e branco use a versão P&B.

Palheta de cores

AZUL UFRJ
Pantone 654C
CMYK (100, 50, 0, 60)
RGB (0, 51, 102)

Área de proteção

Mantenha a distância mínima equivalente à altura da letra R quando precisar aplicar outros elementos visuais próximos à marca da UFRJ.

Tamanho mínimo

Se precisar aplicar a marca em escala reduzida, respeite o tamanho mínimo indicado a seguir.

2,0 cm (impresso)
76 px / 96 dpi (tela)
3,2 cm (impresso)
120 px / 96 dpi (tela)
1,4 cm (impresso)
53 px / 96 dpi (tela)
2,0 cm (impresso)
76 px / 96 dpi (tela)

Tipografia de apoio

Tipografia institucional da UFRJ

Use a fonte Montserrat para escrever textos em materiais institucionais da UFRJ.

A Montserrat é uma fonte de uso livre licenciada na biblioteca Google Fonts.

Cuidados no uso da marca

NÃO distorça a proporção entre largura e altura:

NÃO altere a proporção entre brasão e sigla:

NÃO use brasão e sigla dissociados, peça antes a autorização da SGCOM:

NÃO altere o alinhamento e/ou a disposição dos elementos:

NÃO acrescente elementos à marca:

NÃO use na marca outra cor que não seja azul, branco ou preto:

NÃO inverta a versão azul ou preta se precisar aplicar a marca sobre fundo escuro. Use a versão em negativo:

NÃO aplique sombras ou outros efeitos visuais:

NÃO reduza excessivamente a marca:

Aplicações

Card Mídias
Banner para site

Autorização para uso da marca

O uso de uma marca segue normas legais, e sua propriedade é de direito exclusivo de seu possuidor.

A marca é de propriedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e deverá ser utilizada de acordo com as instruções disponibilizadas no Guia de Identidade Visual, sem dissociação de seus elementos por unidades acadêmicas e órgãos complementares da UFRJ.

A marca só estará disponível para outros órgãos ou empresas privadas com autorização expressa da Reitoria, por meio da Secretaria da reitoria, em reitoria@reitoria.ufrj.br. Cabe à SGCOM elaborar parecer técnico para subsidiar a decisão da Reitoria.

O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados de nome, imagem ou marca da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.

Toda a comunidade da UFRJ deve proteger a imagem da instituição e evitar a ocorrência de eventuais irregularidades.

Em caso de dúvidas, orientações ou denúncias de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria-Geral da UFRJ, em www.ouvidoria.ufrj.br, ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620

Sobre a marca atual

A versão atual da marca da UFRJ foi lançada em 2021, substituindo a marca comemorativa do centenário da universidade, celebrado em 2020.

A Portaria UFRJ Nº 419, de 8 de dezembro de 2022, institui o Guia de Identidade Visual da UFRJ.

A equipe de design da Superintendência Geral de Comunicação Social – SGCOM foi responsável pela atualização da marca. Para saber mais, entre em contato.