Marca A UFRJ faz 100 anos

A marca comemorativa do centenário da UFRJ será usada até 07 de setembro de 2021, quando a Universidade completará 101 anos.

A Superintendência Geral de Comunicação Social produziu um manual de aplicação da marca, disponibilizado juntamente com vários formatos das diferentes assinaturas do logotipo. Escolha a variação mais adequada às necessidades do seu projeto. Se tiver alguma dúvida sobre a utilização, fale com a SGCOM.

Manual

O manual contém parâmetros normativos para o uso do conjunto de assinaturas projetado para a celebração de 100 anos da UFRJ. As normas e recomendações visam garantir que as assinaturas se mantenham em situação de bom funcionamento, com legibilidade e constância nas suas formas e cores, além da integridade visual de todos os seus elementos. O manual também oferece indicações para a utilização de cada assinatura e suas variações em diferentes peças de comunicação.

Marca

A marca compreende a assinatura principal e suas variações (vertical e horizontal). O uso preferencial é a versão em duas cores (azul cyan e preto), sendo a versão colorida indicada para uso em temas relacionados à diversidade. As versões em grayscale (tons de cinza), traço e negativo podem ser adotadas em situações específicas, tais como limitação dos meios de reprodução ou sobreposição em fundo colorido.

As diferentes versões são disponibilizadas em arquivos nas extensões EPS e PDF, para aplicação em material impresso, e em PNG e SVG, para visualização em telas.

Para impressão (EPS e PDF)

Duas coresDiversidadeGrayscaleTraçoNegativo

Vertical

Horizontal

Para telas (PNG e SVG)

Duas coresDiversidadeGrayscaleTraçoNegativo

Vertical

Horizontal
PNG / SVG

A marca do programa A UFRJ Faz 100 Anos foi lançada em 2016 , iniciando a contagem regressiva para o centenário da Universidade em 07 de setembro de 2020. Criada pela equipe do Laboratório Gráfico de Comunicação Visual (LabGraf) da Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ), coordenado pelo prof. Marcus Dohmann, a marca busca “dialogar bem com outros elementos gráficos da Universidade, como o brasão e os logotipos das escolas. Além disso, ela reflete a construção dos 100 anos, bloco a bloco”. Outro aspecto presente na marca dos 100 anos é a pluralidade da UFRJ. “Dentro da sua identidade, ela pode assumir outras identidades. É a síntese do cubo mágico: os blocos se reorganizam com várias experimentações e possibilidades”, ressalta Dohmann.

Disposições legais

O uso de uma marca segue normas legais e sua propriedade é de direito exclusivo de seu possuidor.

A marca A UFRJ faz 100 anos é de propriedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro e deverá ser usada de acordo com as instruções disponibilizadas no manual e sem dissociação de seus elementos por unidades acadêmicas e órgãos complementares da UFRJ.

Este conjunto de imagens só poderá ser utilizado por outros órgãos ou empresas privadas com autorização expressa da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atenção: O uso, a divulgação ou a reprodução não autorizados do nome, imagem ou logotipo da UFRJ estão sujeitos à adoção de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis. Em caso de dúvidas, orientações ou denúncia de utilização indevida, entre em contato com a Ouvidoria Geral da UFRJ, acessando o  site ou pelos telefones (21) 3938-1619/1620, de segunda a sexta, das 9h às 17h.