Graduação

A UFRJ utiliza a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) para o ingresso na graduação, além do Teste de Habilitação Específica (THE) para alguns dos cursos.*

Consulte mais informações a respeito dos mecanismos de ingresso, THE, critérios de isenção, transferência e mudança de cursos em http://acessograduacao.ufrj.br

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Ação afirmativa

Em cada curso, 50% das vagas são ocupadas na modalidade Ação Afirmativa e 50% das vagas na modalidade Ampla Concorrência.

As vagas oferecidas na modalidade Ação Afirmativa são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas dos sistemas públicos de ensino.

Dentro da Ação Afirmativa, 50% das vagas são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo nacional vigente e as demais 50% das vagas são destinadas a candidatos com renda familiar bruta per capita superior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo nacional vigente.

Após a aplicação desse percentual, 51,8% das vagas de cada um dos grupos (que corresponde à soma de pretos, pardos e indígenas na população do Estado do Rio de Janeiro conforme o censo demográfico de 2010 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) são destinadas por curso/opção, por período, aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Aos estudantes que ingressarem na modalidade Ação Afirmativa são disponibilizadas as seguintes políticas de apoio:

  • bolsas de acesso e permanência;
  • meios de transporte gratuitos;
  • acesso à rede e disponibilização de equipamentos de informática em unidades de informação e laboratórios de informática de graduação públicos;
  • acompanhamento acadêmico e oferta de disciplinas suplementares, de apoio e introdutórias, com envolvimento de docentes e estudantes, dando continuidade e ampliando projetos de apoio pedagógico já implantados pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG).

*Decisão do Conselho Universitário, de 28 de setembro de 2011.

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