Nota sobre os Restaurantes Universitários

Reitoria organiza medidas para redução das filas nos RUs

Atualizado às 10h33 de 5/5/2022

A Reitoria da UFRJ acompanha de perto as reivindicações de estudantes relacionadas a longas filas nos Restaurantes Universitários (RUs) e organiza medidas para resolver a situação. O aumento das filas nos RUs é resultado de dois motivos centrais: a elevação no número de matrículas ativas e o fechamento de restaurantes privados que operam nos campi.

O retorno às aulas presenciais ocasionou um aumento das filas nos nossos seis RUs. Um dos fatores desencadeadores do problema, como dito, deve-se à ampliação na quantidade de estudantes ativos: saltou de 45 mil para 63 mil, um aumento de 40%. Em abril, o Sistema Integrado de Alimentação (SIA/UFRJ) contabilizou 98.186 refeições servidas.

Paralelamente a isso, o fechamento de restaurantes privados que operavam nos campi contribuiu para agravar o cenário. Houve o fechamento do restaurante Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Prefeitura Grill, do Notório Sabor e do Burguesão, no Centro de Tecnologia (CT), e o restaurante do Polo de Biotecnologia – apesar de licitado recentemente – ainda não entrou em operação.

Em março de 2022, o Conexão UFRJ, o site de notícias da Universidade, publicou matéria sobre a abertura de um novo restaurante universitário no CT, após o fim das atividades do antigo Burguesão. Esperamos colocá-lo em operação já no mês de junho.

Reiteramos nosso empenho para a efetiva resolução desse desafio. Salientamos que foram tomadas medidas imediatas para redução das filas e diminuição no tempo de espera para as refeições. Como medidas adotadas, destacamos o acesso eletrônico e a instalação de mais caixas de atendimento.

Para garantir que a comunidade acadêmica se alimente sem transtornos, foram – e continuam sendo – tomadas providências. Dentre as medidas que se encontram em fase de andamento, podemos destacar: a programação da realização de agendamento no restaurante do CT e a ampliação do tempo de funcionamento dos RUs. Além disso, trabalhamos para a reintegração de posse de algumas estruturas ociosas para a ampliação de opções locais de distribuição e consumo de refeições produzidas/contratadas para nossa comunidade universitária.

Pedimos a compreensão da comunidade acadêmica neste momento de ajustes na retomada total de atividades presenciais e reafirmamos que estamos abertos ao diálogo, marca da nossa Universidade, como também o nosso compromisso para que esse desafio seja resolvido o mais breve possível.

3/5/2022