Para permitir ao grande público a compreensão dos processos que permitem o desenvolvimento de um novo medicamento, uma equipe multidisciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro desenvolveu um jogo digital, o DiscoveRx, que já está disponível gratuitamente na plataforma Google Play e também no itch.io para uso on-line em um PC ou em celulares . Os pesquisadores querem não só conquistar os jovens atraídos por jogos digitais, mas também adultos leigos no assunto, que ficaram curiosos sobre como atua a indústria farmacêutica na prevenção, cura ou controle de numerosas doenças.
A proposta dos criadores é tornar o jogo uma ferramenta importante de divulgação científica para a população e usá-lo também como material complementar para alunos de graduação em Farmácia e áreas afins. “Uma versão beta foi lançada em setembro de 2022, mas a versão atual, sujeita à ampla divulgação após melhorias, está disponível desde abril deste ano. Em função da demanda cada vez maior da sociedade civil por informação de qualidade, entendemos que a divulgação científica é muito importante, ainda mais no que se refere a este tema tão atual após a epidemia de Covid-19”, destacou um dos responsáveis pelo jogo, o professor François Noël, do Instituto de Ciências Biomédicas. Além dele, docentes das áreas de Ludologia e Engenharia de Computação formam a equipe liderada pelo professor Geraldo Xexéo, da Coppe UFRJ, especialista em criação de jogos.
No total, o DiscoveRx é composto por sete minijogos sequenciais, sendo os três primeiros públicos. Aos poucos a versão atual (1.2.5) será automaticamente atualizada, à medida que os autores criarem e lançarem os outros quatro minijogos. A meta é alcançar um público internacional, já que o jogador pode escolher entre quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês).