Na sexta-feira, 7/7, o professor Roberto de Andrade Medronho tomará posse como reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro para o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027.
Presidida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, a cerimônia será realizada em Brasília, no auditório do Ministério da Educação, às 14h.
Medronho é professor titular da Faculdade de Medicina (FM) e foi coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis. É também doutor e mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Graduado em Medicina pela UFRJ, o pesquisador fez residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e em Pediatria pelo Hospital Federal da Lagoa. Foi diretor da FM de 2011 a 2020 e também do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), além de ter coordenado o Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 (GT-Coronavírus) da UFRJ. É membro da Academia Nacional de Medicina (ANM).
Além de Medronho, serão empossados reitores de outras três universidades na mesma ocasião: Silvério de Paiva Freitas Júnior (Universidade Federal do Cariri, UFCA), Marinalva Vieira Barbosa (Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM) e José da Costa Filho (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Unirio).
Serviço
Cerimônia de Posse – Roberto Medronho (UFRJ)
Sexta-feira, 7/7, 14h
Auditório do Edifício-Sede do MEC
Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Brasília/DF
Para informações sobre credenciamento, procure a Assessoria de Imprensa do MEC