O neurodesenvolvimento de crianças e adolescentes é tema do livro apresentado por Bruna Brandão Velasques, professora do Programa de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ. A obra Neurodesenvolvimento Infantojuvenil – entendendo o cérebro da criança e do adolescente é direcionada a especialistas, pais, mães, educadores e pessoas interessadas no assunto.
No livro, a autora aborda o neurodesenvolvimento infantojuvenil de forma diversa, evidenciando temas distintos, como a importância do amor para o desenvolvimento neurológico, a empatia como uma característica do cérebro, o contato com a natureza para o desenvolvimento do sistema nervoso, rotinas inadequadas para a infância, o impacto do uso de telas na infância, dentre outros. “Infelizmente, não temos muitos livros científicos acessíveis desse tema no Brasil, sendo muito material escrito em inglês. Isso é difícil, uma vez que enfrentamos a barreira linguística, o que impede que muitos profissionais acessem um material recente e de qualidade”, afirma.
De acordo com a professora, uma experiência pessoal a motivou a iniciar a obra. “Quando meu filho nasceu, tive que lidar com profissionais que trabalhavam com a infância e tinham pouco conhecimento sobre comportamento e neurodesenvolvimento na infância e adolescência. O tema ‘neurodesenvolvimento e neurociências’ cresceu significativamente nos últimos anos, mas, ao mesmo tempo, temos observado uma defasagem na formação dos profissionais que lidam com crianças e adolescentes”, explica a pesquisadora. O livro visa preencher essa lacuna, trazendo um material com o rigor científico e, ao mesmo tempo, com uma linguagem acessível. “Ao lidar com a infância e adolescência, é necessário compreender as particularidades do desenvolvimento do sistema nervoso, compreendendo como fatores ambientais e genéticos interagem com esse processo. Por conta desses pontos, considero este livro muito importante para o cenário atual”, conclui Velasques.
Texto escrito pelos estagiários Jean Carlos e Sthefani Maia, sob supervisão do jornalista Sidney Rodrigues Coutinho