A professora Ana Lúcia Nunes de Sousa, do Instituto Nutes/UFRJ, realiza hoje (5/7) o lançamento do seu primeiro livro infantil por meio de uma live no canal @kitembo_literatura, que começará às 19h. O título é Luanda no mundo da ciência: a obra aborda, de forma lúdica, as histórias de cientistas negras do Rio de Janeiro a partir do olhar infantil da personagem.
O livro foi produzido no bojo das ações dos projetos de extensão “Mulheres negras fazendo ciência” (Cefet-RJ/Maria da Graça) e “As incríveis cientistas negras: educação, divulgação e popularização da ciência” (UFRJ), que Souza coordena na Universidade. A professora é também jornalista, documentarista e especialista em relações étnico-raciais na educação básica.
A produção do material recebeu apoio do British Council, por intermédio da Segunda chamada Garotas Stem: formando futuras cientistas; da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, pelo programa Meninas e Mulheres nas Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Computação – 2021; e também da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, por meio do programa de bolsas Profaex.