Gestão de Riscos

Para mais informações, acesse a página no site da Superintendência-Geral de Governança: governanca.ufrj.br/gestao-de-riscos/

Gestão de Riscos é o conjunto de procedimentos por meio dos quais as instituições identificam, analisam, avaliam, tratam e monitoram os riscos que podem afetar o alcance dos seus objetivos. A Gestão de Riscos é um instrumento que contribui para melhorar o desempenho institucional, pela identificação de oportunidades e pela redução da probabilidade e/ou impacto dos riscos, além de apoiar os esforços dos agentes para a garantia da conformidade aos princípios éticos e às normas legais.

A Gestão de Riscos na UFRJ se configura por meio de dois instrumentos:

  1. Política de Gestão de Riscos (PGR), constituída por um conjunto de regras e determinações de natureza operacional e estratégica, envolvendo princípios, conceitos, diretrizes, objetivos, estrutura, competências e processos, necessários ao exercício da Gestão de Riscos. Foi instituída pela Resolução Consuni/UFRJ nº 120, de 31 de outubro de 2022.
  2. Plano de Gestão de Riscos, que trata de aspectos conceituais e metodológicos acerca do gerenciamento de riscos na UFRJ, com o objetivo de orientar a alta Administração, os servidores técnico-administrativos e os docentes no entendimento do contexto, na identificação, análise, avaliação, priorização, definição das respostas, monitoramento e comunicação dos riscos, visando a alcançar os objetivos institucionais. O documento foi apreciado pelo Comitê Interno de Governança (CIGov) e aprovado no dia 7 de maio de 2024 pelo Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE).

Plano de Gestão de Riscos