Educação Básica

O Colégio de Aplicação e a Escola de Educação Infantil, atuam na Educação Básica e fornecem campos preferenciais de estágio para licenciados de toda a UFRJ, assim como atuam, em conjunto com a expertise do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação, na formação de professores para a rede pública de ensino.

Essas Unidades desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando, sobretudo, à formação profissional e de pesquisadores de alto nível acadêmico por meio de Cursos de Graduação, de Pós-Graduação e de Extensão, a produção de conhecimentos com enfoque interdisciplinar e o diálogo constante com a sociedade. Suas reflexões e ações estão voltadas para a compreensão dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização social, nas mais diferentes dimensões, que incluem desde estudos sobre a psique humana às discussões sobre dinâmicas e processos sociais complexos.

Colégio de Aplicação (CAP)

É um órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFCH e a unidade de Ensino Fundamental e Médio da UFRJ. Desempenha a sua função acadêmica e institucional ancorada nos preceitos de ensino, pesquisa e extensão. No que se refere à formação de professores, o CAp vem contribuindo para a formação inicial a partir do trabalho pedagógico dos alunos da graduação da UFRJ e de instituições federais conveniadas, assim como a formação continuada mediante a atuação conjunta com a Faculdade de Educação. 

Nas últimas três décadas, como escola de educação aplicada, o CAp agregou ao seu projeto político-pedagógico os projetos de pesquisa e extensão que têm como objetivos a produção de materiais didáticos, metodologias, práticas pedagógicas e, sobretudo, formação de professores. Os projetos contam com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, de Extensão e de Iniciação Artística e Cultural, sob a orientação do corpo docente. A qualidade de ensino do CAp, tem atraído pesquisadores externos para desenvolverem pesquisas na área de educação.

Alunos da educação básica do CAp, em particular do Ensino Médio, têm oportunidade de participar de programas de Iniciação Científica realizando estágios em outras unidades da UFRJ e na FIOCRUZ, bem como de apresentar seus trabalhos em jornadas e congressos científicos.

Mais detalhes na página: http://www.cap.ufrj.br/

Endereço: Rua J.J. Seabra, s/nº - Lagoa - Rio de Janeiro CEP 22470-130

 

Escola de Educação Infantil – (EEI)

A Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um Órgão Suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e tem como objetivo geral oferecer atendimento de Educação Infantil, com acesso universal, a crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 04 (quatro) meses a 05 (cinco) anos e 11 (onze) meses, atuando como campo de estágios, visando à produção, sistematização e socialização do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, desta forma, configura-se como espaço de formação profissional, inovação pedagógica, que atua em níveis e modalidades da educação e ensino da Educação Básica.

Mais detalhes na página:  http://eei.ufrj.br/

Ingresso na Escola de Educação Infantil: https://selecao.eei.ufrj.br/

Endereço: Rua Bruno Lobo, nº 50, Cidade Universitária, Rio de Janeiro - RJ, anexo ao prédio do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira IPPMG.